Um “evento técnico”, conforme relatado pela tripulação, fez com que um voo da Latam perdesse altitude de forma brusca esta segunda-feira (11) e arremessasse os passageiros contra o teto da aeronave. De acordo com testemunhas, o interior do avião ficou repleto de manchas de sangue.
Cerca de 50 pessoas entre passageiros e membros da tripulação ficaram feridos. Entre eles, 13 foram encaminhados a hospitais após o pouso da aeronave. Um pessoa está em estado grave conforme informações divulgadas na imprensa local.
Te podría interesar
O caso ocorreu na Oceania. O voo saída de Sidney, na Austrália, com destino a Auckland, na Nova Zelândia, onde estava marcada uma escala antes de seguir a Santiago do Chile, o destino final. Foi no trajeto até a escala que o “evento técnico” ocorreu.
A Latam ainda não informou a razão do “evento técnico” que causou a perda brusca de altitude. Geralmente, tal situação é motivada por turbulência ou pela necessidade de compressão da cabine. Em todo o caso, o voo pousou no horário previsto em Auckland.
Te podría interesar
Um passageiro fez um relato do momento ao jornal NZ Herald, da Nova Zelândia.
“Não havia turbulência, a gente estava voando suavemente o tempo todo. Eu cochilei e, por sorte, estava com meu cinto de segurança”, contou Brian Jokat.
Segundo seu relato, assim que acordou disse ter visto um passageiro com as costas ‘grudadas’ no teto da aeronave ao estilo do filme “O Exorcista”.
“Passageiros começaram a gritar. Senti como se o avião embicasse para baixo”, concluiu.
A Latam anunciou que o voo até Santiago foi cancelado por conta do incidente e que todos os passageiros receberam atendimentos médicos logo que a aeronave pousou. Um novo voo para o Chile foi marcado para a próxima terça-feira (12).
Leia a nota da Latam sobre o caso
O Grupo LATAM Airlines informa que o voo LA800 (Sydney-Auckland) registrou um evento técnico que causou uma forte movimentação da aeronave durante o voo. A aeronave pousou às 16h26 (horário local) no aeroporto de Auckland, conforme programado.
Como resultado do incidente, 10 passageiros e 3 tripulantes de cabine foram levados ao Hospital Middlemore para verificar o seu estado de saúde. Não há feridos graves.
Com o cancelamento do trecho Auckland-Santiago, foi definido um novo voo (LA1130) para 12 de março de 2024, com partida prevista de Auckland às 20h (horário local) com destino ao Chile. A LATAM está oferecendo alimentação e hospedagem aos passageiros afetados pela suspensão do voo.
O Grupo LATAM Airlines lamenta os transtornos desta situação para os seus passageiros e reforça o seu compromisso com a segurança como um valor inegociável das suas operações.