PENA DE MORTE

Serial killer: Execução é suspensa após 8 tentativas de administrar injeção letal

O caso ocorreu em Idaho, nos Estados Unidos; Thomas Eugene Creech cumpre 50 anos de prisão, após condenação por cinco homicídios

O serial killer Thomas Eugene Creech.Créditos: Reprodução
Escrito en GLOBAL el

Condenado a 50 anos de prisão por cinco homicídios, em três estados diferentes, além de ser suspeito de mais assassinatos, o serial killer Thomas Eugene Creech, de 73 anos, se livrou, pelo menos por enquanto, do corredor da morte.

Sua execução foi autorizada pela Justiça do estado de Idaho, nos Estados Unidos. Porém, as autoridades se viram obrigadas a suspendê-la, nesta quarta-feira (28), depois de oito tentativas de administrar a injeção letal no criminoso. Os médicos não conseguiram encontra uma veia adequada.

Creech detém um dos mais longos períodos de pena de morte na prisão. Três integrantes da equipe médica tentaram realizar o procedimento, com um total de oito tentativas de inserir o cateter em uma veia, mas sem êxito.

Em algumas situações, não conseguiram acesso às veias, já em outras, mesmo tendo conseguido, eles receavam que as veias pudessem causar problemas durante o procedimento.

A equipe médica tentou administrar a injeção letal nos braços, pernas, mãos e pés. Depois de uma hora de tentativas frustradas, a execução foi suspensa.

Advogados pedem suspensão

Os advogados de Creech ingressaram na Justiça com um pedido para suspender a execução. Eles argumentam que “a tentativa terrivelmente malfeita de execução” evidencia a “incapacidade do departamento em realizar uma execução humana e constitucional”.

O tribunal acatou e concedeu a suspensão. Além disso, exigiu que o estado consiga outro mandado de execução se quiser prosseguir com a pena de morte.