Nesta terça-feira (13), durante discurso na Cúpula Global de Governos em Dubai, a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento Dilma Rousseff declarou que, em paridade do poder de compra, os Brics já superam os países do G7, antes considerado o grupo econômico mais poderoso do planeta.
A ex-presidente do Brasil e comandante da principal instituição dos Brics, o banco do bloco, afirmou que, com a expansão e entrada dos novos membros (Irã, Arábia Saudita, Etiópia, Egito e Emirados Árabes Unidos), o participação do PIB global dos Brics será maior em 2028 do que a do G7.
Te podría interesar
“O poder dos países do Brics têm crescido rapidamente, o que é uma boa base para entender a força que apoia o multilateralismo. Medindo pela paridade do poder de compra, os países do Brics já representam 31,5% do PIB global, superando os países do G7, que têm 30,8%”, afirmou Dilma nesta terça-feira (13).
“Os países do Brics representarão entre 35% e 40% do PIB global em 2028, enquanto a participação do G7 cairá para 27,8%”, completou Dilma.
Te podría interesar
Rousseff tem trabalhado de maneira intensa para fortalecer uma ordem multipolar para a economia global e enxerga que, com um Brics fortalecido, novas parcerias econômicas podem ser desenvolvida entre os países do bloco.
Veja o discurso de Dilma (em inglês):