DILMA ROUSSEFF

Dilma: BRICS vão superar o G7 economicamente em 2028

Presidente do Banco do Brics falou na Cúpula Mundial de Governos, em Dubai

Dilma em posse do Novo Banco de Desenvolvimento
Dilma em posse do Novo Banco de DesenvolvimentoCréditos: Ricardo Stuckert/PR
Escrito en GLOBAL el

Nesta terça-feira (13), durante discurso na Cúpula Global de Governos em Dubai, a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento Dilma Rousseff declarou que, em paridade do poder de compra, os Brics já superam os países do G7, antes considerado o grupo econômico mais poderoso do planeta.

A ex-presidente do Brasil e comandante da principal instituição dos Brics, o banco do bloco, afirmou que, com a expansão e entrada dos novos membros (Irã, Arábia Saudita, Etiópia, Egito e Emirados Árabes Unidos), o participação do PIB global dos Brics será maior em 2028 do que a do G7.

“O poder dos países do Brics têm crescido rapidamente, o que é uma boa base para entender a força que apoia o multilateralismo. Medindo pela paridade do poder de compra, os países do Brics já representam 31,5% do PIB global, superando os países do G7, que têm 30,8%”, afirmou Dilma nesta terça-feira (13).

“Os países do Brics representarão entre 35% e 40% do PIB global em 2028, enquanto a participação do G7 cairá para 27,8%”, completou Dilma.

Rousseff tem trabalhado de maneira intensa para fortalecer uma ordem multipolar para a economia global e enxerga que, com um Brics fortalecido, novas parcerias econômicas podem ser desenvolvida entre os países do bloco.

Veja o discurso de Dilma (em inglês):

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar