Mais um forte temporal atingiu a Espanha. Após as devastadoras inundações em Valência, a Catalunha enfrenta agora chuvas que causaram novas inundações em Cadaqués, na região da Catalunha.
Dezenas de carros foram arrastados pelas enxurradas, segundo os bombeiros. As autoridades locais trabalham para avaliar os danos e prestar assistência à população. Até o momento, não há registro de vítimas.
Te podría interesar
As chuvas intensas arrastaram 32 veículos arrastados pela força das águas. Eles estavam vazios e foram arrastados pela correnteza, acabando retidos junto a uma ponte, o que evitou que fossem levados até o mar. "Veículos estavam estacionados ali mesmo com o alerta acionado para não fazê-lo", afirmou a rádio catalã Ser Cataluyna.
Em resposta à severidade da situação, a Agência Estatal de Meteorologia da Espanha (AEMET) reforçou o alerta meteorológico, que inicialmente era de nível amarelo para várias áreas da Catalunha devido à precipitação intensa registrada durante a madrugada.
A previsão indica que, a partir das 9h (hora local, 8h em Lisboa), a chuva forte e os ventos intensos devem persistir na região, aumentando o risco de inundações e outros impactos no litoral catalão. O pré-alerta permanece ativo na região, pois a previsão indicou volume de chuva de 100 mm em um hora e nas próximas 24 horas.
As inundações de 29 de outubro na Espanha já deixaram 219 mortos e 93 desaparecidos, segundo o último balanço. A Comunidade Valenciana concentra a maior parte das vítimas. Um novo estudo da World Weather Attribution (WWA) confirmou que as tempestades que atingiram no país esta semana foram 12% mais intensas do que as registradas nas mesmas regiões antes da Revolução Industrial. Os cientistas atribuem esse aumento às mudanças climáticas. Tempestades como as que atingiram o país tornaram-se duas vezes mais prováveis devido ao aquecimento global.
Veja imagens
*Com informações do jornal O Observador, de Portugal