ELEIÇÕES EUA

Senado dos EUA: como a extrema direita virou e levou a maioria das cadeiras

Com a casa superior sob seu controle, Trump poderá avançar em seus projetos nos próximos quatro anos

Vitória da extrema direita no senado.Trump e Mitch McConellCréditos: Casa Branca
Escrito en GLOBAL el

Além da vitória confirmada de Donald Trump na corrida para a presidência dos EUA nesta quarta-feira (6), o partido Republicano, de direita, também assumirá o controle do Senado.

A casa estava dividida entre democratas e republicanos nos últimos anos, sendo um dos centros do sistema legislativo bicameral dos EUA.

Contudo, pela primeira vez em quatro anos, os democratas perderam o controle da assembleia. Três disputas foram fundamentais para definir o resultado.

Na Virgínia Ocidental, os republicanos conquistaram uma cadeira aberta após a aposentadoria do senador democrata que se tornou independente, Joe Manchin. Essa era uma vitória quase certa para o partido de Trump, confirmada nesta quarta-feira com o nome de Jim Justice.

Em uma grande surpresa, o republicano Bernie Moreno derrotou o senador democrata incumbente Sherrod Brown pelo estado de Ohio. Este foi o primeiro senador incumbente a perder nesta eleição, representando um sério revés para o partido democrata.

Por fim, em Montana, o republicano Tim Sheehy derrotou o senador democrata Jon Tester, que estava em seu terceiro mandato.

Tanto Moreno quanto Sheehy intensificaram suas campanhas com o apoio de Donald Trump, conseguindo derrotar senadores democratas de suas cadeiras em estados de maioria republicana, reforçando a efetividade da mobilização da extrema direita em todo o país.

Além desses casos, há uma disputa acirrada na Pensilvânia e no estado de Nevada. No momento, ambas as cadeiras estão sob liderança republicana, o que pode ampliar ainda mais a margem de Trump na casa superior.

Vale lembrar que o controle da Câmara dos Representantes está projetado para os republicanos, enquanto a Suprema Corte já possui maioria alinhada com o presidente eleito de extrema direita.