ELEIÇÕES EUA

Trump eleito: líderes mundiais parabenizam vitória, mas uma potência se manterá em silêncio

Zelensky, Erdogan, Macron, Netanyahu, Meloni e Modi já enviaram suas mensagens ao novo presidente dos EUA

Vitória.Donald Trump é parabenizado por líderes mundiaisCréditos: Gage Skidmore
Escrito en GLOBAL el

Durante a madrugada desta quarta-feira (6), diversos líderes mundiais parabenizaram Donald Trump pela vitória nas eleições presidenciais dos EUA de 2024.

Diversas lideranças mundiais, de diferentes espectros políticos, manifestaram reconhecimento da vitória do republicano no pleito contra Kamala Harris.

Veja as declarações das lideranças:

Viktor Orbán, primeiro-Ministro da Hungria: "O maior retorno da história política dos EUA! Parabéns ao Presidente Donald Trump pela sua enorme vitória. Uma vitória muito necessária para o mundo!" 

Benjamin Netanyahu, primeiro-Ministro de Israel, acusado de genocídio na Corte Internacional de Justiça: "Parabéns pelo maior retorno da história! Seu retorno histórico à Casa Branca oferece um novo começo para a América e um poderoso recomeço na grande aliança entre Israel e os Estados Unidos. Esta é uma grande vitória! Em verdadeira amizade." 

Emmanuel Macron, presidente da França: "Parabéns, Presidente Donald Trump. Pronto para trabalharmos juntos como fizemos por quatro anos. Com suas convicções e as minhas. Com respeito e ambição. Por mais paz e prosperidade."

Volodymyr Zelenskyy, presidente ucraniano: "Agradeço ao Presidente Trump por seu compromisso com a abordagem de 'paz através da força' nos assuntos globais... Estou esperançoso de que colocaremos isso em ação juntos."

Keir Starmer, premiê britânico:  "Parabéns ao Presidente eleito Trump pela sua histórica vitória eleitoral. Estou ansioso para trabalhar com você nos próximos ano"

Narendra Modi, primeiro-ministro britânico: "Vamos trabalhar pelo bem-estar de nossos povos e promover a paz, estabilidade e prosperidade globais"

Karl Nehammer, primeiro-ministro da Áustria:  "Parabéns ao Donald Trump pela sua vitória eleitoral. Os Estados Unidos são um importante parceiro estratégico para a Áustria. Estamos ansiosos para expandir e fortalecer ainda mais nossas relações transatlânticas"

Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália: "Meus sinceros parabéns ao Presidente Trump. A Itália e os Estados Unidos têm uma aliança inabalável que fortaleceremos ainda mais."

Jonas Gahr Støre, primeiro-Ministro da Noruega: "Parabéns ao Donald Trump pela sua vitória na eleição presidencial dos EUA. Os EUA são o parceiro e aliado mais importante da Noruega."

Recep Tayyip Erdogan, presidente turco: "Acredito que mais esforços serão feitos por um mundo mais justo nesta nova era que começou com a eleição pelo povo americano".

O porta-voz do governo russo, Dimitri Peskov, afirmou que a Rússia, uma das maiores potências militares do mundo, não irá parabenizar Trump pela vitória: "Não vamos esquecer que estamos falando de um país hostil que está direta e indiretamente envolvido na guerra contra nosso estado”, afirmou o porta-voz do Kremlin.