Nesta terça-feira (5), se dá o dia das eleições dos EUA e milhões estão indo às urnas. Com as pesquisas fechadas, analistas e institutos tem divulgado suas projeções finais para o Colégio Eleitoral, que decidirá quem será o próximo presidente dos EUA.
Os números mostram um cenário acirrado entre a candidata democrata, Kamala Harris, e o republicano Donald Trump. As previsões, baseadas em modelos de simulação, análises de tendências e dados de intenção de voto, sugerem que a disputa pode ser decidida por uma margem estreita.
Te podría interesar
Diversas instituições e analistas de prestígio publicaram projeções divergentes, refletindo a volatilidade desta corrida eleitoral. Conforme levantamento do @EixoPolítico no X/Twitter.
1. O instituto FiveThirtyEight e a revista The Economist projetam o mínimo necessário para vitória de Kamala, com 270 delegados para Harris contra 268 para Trump.
Te podría interesar
2. O estatístico Nate Silver e o instituto de pesquisa Sabato’s Crystal Ball também indicam vantagem para Harris, com 271 e 276 delegados, respectivamente, contra 267 e 262 para Trump. Esses números destacam uma possível vantagem da Democrata, mas ainda dentro de uma margem apertada.
3. A empresa Decision Desk HQ e o jornal britânico Daily Mail colocam vantagem para Trump, prevendo que ele deve conquistar 275 e 287 delegados, respectivamente, superando Harris em diferentes estados-chave e rompendo o limite necessário para uma vitória.
4. Já os institutos Elections Daily e CNalysis, por outro lado, apresentam previsões mais otimistas para Harris, com 292 e 308 delegados, sugerindo que a candidata democrata possa garantir uma vitória mais sólida.
5. Outras projeções, como a do portal RacetotheWH, colocam Harris na faixa de 272 a 275 delegados, garantindo uma vitória moderada, mas sem uma grande folga.
O número mágico de delegados necessários para ser eleito presidente dos EUA é 270. Porém, com as pesquisas indicando um empate técnico em Pensilvânia, Georgia, Wisconsin e Michigan, as previsões se tornam cada vez mais difíceis.
Leia também:
- Quando sai o resultado das eleições dos Estados Unidos?
- Kamala Harris recebe apoio que pode ser decisivo para sua vitória
- Os dois grupos que devem decidir o resultado das eleições dos EUA
Acompanhe a cobertura da TV Fórum sobre o tema com os jornalistas Mike Elk e Fernando Cavalcanti, correspondentes em colaboração com a Fórum na cobertura das eleições dos EUA em Pittsburgh, na Pensilvânia: