CHEGOU A HORA

Eleição nos EUA: O vencedor no modelo mais complexo de agregar pesquisas

E seria por menos de meio ponto percentual. Modelo ultrassofisticado de sondagens, parâmetros e probabilidades de Nate Silver já foi do The New York Times, da ESPN e da ABC News

Créditos: Office of the Vice President of the United States/Creative Commons e Michael Vadon/Creative Commons
Escrito en GLOBAL el

Os EUA estão vivendo nesta terça-feira (5) talvez aquela que seja a eleição mais acirrada da sua história. Não há qualquer exagero ao se afirmar que tanto Kamala Harris como Donald Trump podem ser a próxima pessoa a ocupar o Salão Oval da Casa Branca, já que nenhum favoritismo minimamente substancial foi apresentado até agora entre as centenas de levantamentos de diversas naturezas realizados por todo o país.

No entanto, um modelo matemático de análise e agregação de pesquisas, parâmetros quantitativos e qualitativos e probabilidades, apontado por muitos como o mais confiável já desenvolvido, diz que há sim um vencedor e ele pode ser anunciado de maneira antecipada.

Trata-se do Nate Silver Bulletin, desenvolvido pelo respeitado estatístico norte-americano Nate Silver (que também atua no ramo de apostas esportivas), que usa um sistema que ele já empregou em veículos como o The New York Times, ESPN e na ABC News.

De acordo com Nate Silver, a eleição estaria decidida e a vitória, por 0,36 ponto percentual, uma margem apertadíssima, seria da democrata Kamala Harris, que no final das contas conquistaria 270 delegados ante 268 do republicano Donald Trump.

No método desenvolvido pela Nate Silver Bulletin, mais quase 80 mil simulações matemáticas, envolvendo números de pesquisas e outras sondagens, mostrou que em 40.012 delas a vitoriosa seria Kamala Harris, ao passo que Donald Trump despontou em 39.718, tendo ainda outras 270 simulações apresensentado empate. Com esses índices, o afamado agregador proclamou então o triunfo da primeira mulher a ocupar a Casa Branca.