Claudia Sheinbaum, que se tornou a primeira mulher a se eleger presidenta do México, esteve no Brasil para participar do encontro de Cúpula do G20.
Eleita pelo partido de esquerda Morena, a sucessora de Manuel López Obrador defende uma agenda focada na questão climática e na justiça de gênero, visto que, assim como o Brasil, o México possui dados alarmantes de violência contra as mulheres.
Te podría interesar
Durante o seu discurso de posse, Claudia Sheinbaum deixou claro que a questão de gênero terá um lugar central em sua administração.
"Sabemos que nós, mulheres, podemos ser presidentas [...] chamemos presidenta, com 'A' no final, como advogada, cientista, soldada, doutora, professora e engenheira. Como nos ensinaram, só o que se nomeia existe", afirmou a nova presidenta do México.
Te podría interesar
O combate à fome também é uma prioridade para Claudia Sheinbaum. "Nos últimos seis anos, 9,5 milhões de mexicanos saíram da pobreza, não foram aumentados impostos, reduzimos as desigualdades, o endividamento encolheu, o desemprego diminuiu e temos recorde de investimento estrangeiro", destacou.
E foi neste contexto de combate à fome e desperdício que Claudia Sheinbaum divulgou um vídeo em suas redes sociais, no qual fez questão de destacar que usou voos comerciais para vir ao Brasil e retornar ao seu país.
No vídeo, Claudia Sheinbaum critica o alto gasto com armamentos e guerras enquanto milhares de pessoas passam fome.
A atitude de Claudia Sheinbaum em utilizar voos comerciais econômicos dividiu opiniões. Confira algumas reações abaixo: