AUSENTE

G20: por que Biden não saiu na foto oficial dos chefes de Estado

Presidente dos Estados Unidos não participou da fotografia com Lula e outros líderes globais

Biden ficou de fora de foto oficial do G20 no Brasil.Chefes de Estado do G20, com Lula ao centro, em fotografia oficial no jardim do Museu de Arte Moderna do Rio de JaneiroCréditos: Ricardo Stuckert
Escrito en GLOBAL el

Chefes de Estado que vieram ao Brasil para a Cúpula do G20, realizada nesta segunda (18) e terça-feira (19) no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, participaram de uma fotografia oficial, como a paisagem do Pão de Açúcar ao fundo, logo após o lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza – uma iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Um fato, entretanto, chamou a atenção no momento da fotografia: o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, não estava presente e não saiu na imagem. O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, também não apareceram na foto. 

A ausência de Biden na fotografia se deu por um erro de comunicação do cerimonial. O presidente dos EUA estava reunido com Justin Trudeau e acabou se atrasando para o momento da foto. Giorgia Meloni também se confundiu com os horários. 

Veja: 

Foto oficial da Aliança Global Contra a Fome no G20 (Foto: Ricardo Stuckert)

Essa, porém, não é a fotografia oficial do G20 propriamente dito, mas sim da Aliança Global Contra a Fome. A tradicional foto dos chefes de Estado do grupo que reúne as maiores economias do mundo será registrada nesta terça-feira – e Joe Biden, assim como Justin Trudeau e Giorgia Meloni, já confirmaram presença. 

Por que Biden não subiu a rampa para cumprimentar Lula 

Uma cena envolvendo o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chamou a atenção de jornalistas, telespectadores e demais autoridades presentes no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, na manhã desta segunda-feira (18), onde acontece a Cúpula do G20, grupo das 19 maiores economias do mundo, União Europeia e União Africana que, atualmente, é presidido pelo Brasil. 

Antes da abertura da cúpula, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recepcionou os chefes de Estado na entrada do museu. Os líderes, um a um, conforme iam chegando, subiram uma rampa com um tapete vermelho para cumprimentar o presidente brasileiro. Biden, entretanto, quebrou o protocolo e não subiu a rampa

O mandatário dos EUA se dirigiu até Lula para cumprimentá-lo utilizando uma entrada lateral do museu. O motivo é o fato de que Biden teria optado por utilizar um elevador em vez de subir a rampa.