Chefes de Estado que vieram ao Brasil para a Cúpula do G20, realizada nesta segunda (18) e terça-feira (19) no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, participaram de uma fotografia oficial, como a paisagem do Pão de Açúcar ao fundo, logo após o lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza – uma iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Um fato, entretanto, chamou a atenção no momento da fotografia: o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, não estava presente e não saiu na imagem. O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, também não apareceram na foto.
A ausência de Biden na fotografia se deu por um erro de comunicação do cerimonial. O presidente dos EUA estava reunido com Justin Trudeau e acabou se atrasando para o momento da foto. Giorgia Meloni também se confundiu com os horários.
Veja:
Essa, porém, não é a fotografia oficial do G20 propriamente dito, mas sim da Aliança Global Contra a Fome. A tradicional foto dos chefes de Estado do grupo que reúne as maiores economias do mundo será registrada nesta terça-feira – e Joe Biden, assim como Justin Trudeau e Giorgia Meloni, já confirmaram presença.
Por que Biden não subiu a rampa para cumprimentar Lula
Uma cena envolvendo o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chamou a atenção de jornalistas, telespectadores e demais autoridades presentes no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, na manhã desta segunda-feira (18), onde acontece a Cúpula do G20, grupo das 19 maiores economias do mundo, União Europeia e União Africana que, atualmente, é presidido pelo Brasil.
Antes da abertura da cúpula, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recepcionou os chefes de Estado na entrada do museu. Os líderes, um a um, conforme iam chegando, subiram uma rampa com um tapete vermelho para cumprimentar o presidente brasileiro. Biden, entretanto, quebrou o protocolo e não subiu a rampa.
O mandatário dos EUA se dirigiu até Lula para cumprimentá-lo utilizando uma entrada lateral do museu. O motivo é o fato de que Biden teria optado por utilizar um elevador em vez de subir a rampa.