Em entrevista á Globonews neste domingo (17), o presidente Lula (PT) comentou como será a sua relação com o seu futuro homólogo estadunidense, o extremista de direita Donald Trump.
A relação entre Trump e Lula é estremecida desde que o americano declarou apoio a Jair Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais brasileiras de 2022. Lula retribuiu e declarou torcida por Kamala Harris no pleito estadunidense deste ano.
Te podría interesar
Trump é o principal líder da extrema direita global e não esconde o seu apoio ao bolsonarismo e ao projeto ultraconservador e ultraliberal brasileiro.
Contudo, Lula defende uma postura pragmática e oficial em relação ao republicano que assume a Casa Branca no próximo dia 20 de janeiro.
Te podría interesar
Em entrevista à GloboNews, Lula foi enfático ao afirmar que será uma relação entre chefes de estado, não relacionada às questões ideológicas internas.
“Eu mantenho uma relação civilizada com qualquer governo. (...) O compromisso de um presidente como chefe de Estado é diferente do compromisso que tem idelogicamente, então a minha relação com o Trump será uma relação oficial, como eu tive com (o republicano George W.) Bush, com (o democrata Barack) Obama e com o (Joe) Biden. É uma relação do Estado brasileiro com o Estado americano, e todo muno sabe: eu gosto de respeitar e gosto de ser respeitado. (...) Esse é o comportamento que espero do Trump e é o comportamento que vou dedicar aos Estados Unidos. Não tenho estresse com isso”, disse Lula à Globonews.