Um funcionário que cuida da manutenção dos elevadores do LAM Museum, localizado na cidade de Lisse, a 30 quilômetros de Amsterdã, na Holanda, jogou no lixo, por acidente, uma obra de arte. Ele achou que eram apenas duas latas de cerveja vazias.
A obra, intitulada All the good times we spent together (“Todos os bons momentos que passamos juntos”), do artista francês Alexandre Lavet, de fato, à primeira vista, parece o que o funcionário pensou que fosse.
Te podría interesar
Porém, ao olhar de uma forma mais detalhada, é possível observar que, na verdade, a obra é “meticulosamente pintada à mão com acrílicos, com cada detalhe reproduzido cuidadosamente”, relatou o LAM Museum, em comunicado.
“Para o artista, as latas simbolizam memórias queridas compartilhadas com amigos queridos. Embora noites passadas desfrutando de bebidas possam parecer triviais no grande esquema das coisas, elas acabam representando momentos preciosos de conexão”, acrescentou a nota do museu.
Te podría interesar
O trabalhador será perdoado pelo erro. “O tema da nossa coleção é comida e consumo”, afirmou Sietske van Zanten, diretora do museu. “Nossa arte incentiva os visitantes a verem objetos do cotidiano sob uma nova perspectiva. Ao exibir obras de arte em lugares inesperados, ampliamos essa experiência e mantemos os visitantes atentos”.
Sem rancor
O museu ressaltou, ainda, que “não guarda nenhum rancor” em relação ao técnico. “Ele estava apenas fazendo seu trabalho de boa-fé. De certa forma, é um testemunho da eficácia da arte de Alexandre Lavet”, destacou Van Zanten
As latas, que estavam dentro de um saco de lixo, acabaram sendo recuperadas, intactas. Elas foram limpas e, em seguida, exibidas em um pedestal tradicional na entrada do museu. “Queríamos dar a elas o seu momento de destaque”, declarou a curadora Elisah van den Bergh.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.