AMÉRICA LATINA

Gustavo Petro, presidente da Colômbia, dá esculacho internacional em Milei: “Hipócrita”

Mandatário que está afundado a Argentina qualificou colombiano como “comunista assassino” em entrevista concedida na internet

Gustavo Petro, presidente da Colômbia.Créditos: Coronades03/Wikimedia Commons
Escrito en GLOBAL el

O presidente argentino Javier Milei, em seu constante estado de alucinação e agitação, concedia uma entrevista por zoom quando, já no caminhar para o encerramento foi perguntado sobre outras personalidades políticas do continente. Indagado sobre Gustavo Petro, presidente da Colômbia, sua resposta – “um comunista assassino” – motivou um verdadeiro ‘esculacho diplomático’ por parte do governo colombiano nesta sexta (26).

Em nota publicada nas redes sociais, o Governo Petro, por meio do seu Ministério de Relações Exteriores, deu uma aula de diplomacia ao tresloucado presidente da Argentina para rebater a declaração de Milei, considerada um “ataque à honra” da Colômbia.

“O ministro de Relações Exteriores apresenta seu mais enérgico protesto pelas desrespeitosas e irresponsáveis declarações do presidente da República Argentina, Javier Milei, contra o presidente Gustavo Petro. O governo da Colômbia rechaça energicamente essa declaração que atenta a honra do nosso mandatário”, diz a nota.

De acordo com o governo colombiano, a animosidade frente a Petro demonstrada por Milei é uma confirmação de que o ultraliberal simplesmente “desconhece os profundos laços de amizade, entendimento e cooperação que historicamente têm mantido os povos da Colômbia e da Argentina”.

A nota conclui anunciando que a Colômbia convocou para consultas o embaixador Camilo Romero, representante colombiano na Argentina. O próprio Romero tuitou uma mensagem bastante contundente acerca de Milei, que Petro compartilhou logo após a divulgação da nota oficial do Ministério de Relações Exteriores.

“Milei é um hipócrita. Enquanto hoje ele solicita ao nosso governo beneplácito sobre seu novo embaixador na Colômbia, chama de assassino o presidente Petro”, diz a publicação que também recorda ataques de Milei a Lula e ao Papa Francisco.