Um dos ícones da extrema-direita fascista mundial, Donald Trump venceu as primárias do Partido Republicano no estado de New Hampshire nesta terça-feira (22), superando a ex-embaixadora dos EUA na ONU Nikki Haley.
Com 91% dos votos apurados, Trump tinha 54,6% e a adesão de 11 delegado. Nikki Haley somava 43,2% com 8 delegados. Os demais pré-candidatos somavam 2,2%.
Te podría interesar
Em um discurso para seus apoiadores, Haley parabenizou Trump, mas ressaltou que "essa corrida está longe do fim".
"Há conversas de que essa corrida terminou. Eu tenho notícias: New Hampshire é o primeiro (estado) na nação, não o último. Essa corrida está longe do fim, há dezenas de estados ainda. O próximo é o meu, da Carolina do Sul", afirmou.
Te podría interesar
Trump desdenhou da adversária, chamando a ex-embaixadora de impostora.
"Ela está fazendo um discurso como se tivesse vencido. Ela perdeu. Ela teve uma noite muito ruim", disse.
Na véspera da votação, um Trump de fala mansa, diferente do que se vê comumente, repetiu chavões da ultradireita internacional para cooptar os votos.
"Com vocês ao meu lado, vamos demolir o estado profundo. Vamos expulsar os belicistas, tirá-los do nosso governo. Vamos nos livrar dos globalistas. Vamos expulsar os comunistas, marxistas e fascistas. Vamos nos livrar da classe política doente que odeia nosso país", instou Trump.
Trumpismo
Formado por extremistas da ultradireita, os trumpistas cooptaram a maioria dos eleitores republicanos em New Hampshire, formado por estadunidenses sem formação universitária.
O estado é considerado um termômetro pelos Republicanos pelo perfil mais moderado dos eleitores, o que deveria, em tese, favorecer Nikki Haley.
Trump foi apoiado por eleitores do Partido Republicano que dizem que, para eles, os problemas mais importantes são a imigração ou a economia.
Vinte e dois delegados estavam em disputa, e serão distribuídos proporcionalmente. Embora essa seja uma parte pequena dos 1.215 necessários para a indicação do partido, a relevância do estado no processo de indicação também se dá devido à sua posição inicial no calendário eleitoral.
Essa é a primeira vez que um pré-candidato do Partido Republicano vence as duas etapas iniciais da corrida pela nomeação do Partido Republicano — em Iowa e New Hampshire. Esses dois estados são os primeiros a votar desde 1976.
Em Iowa, Trump ficou em primeiro, Ron DeSantis, que já largou a corrida, em segundo, e Haley em terceiro.