ATENTADO EM ESCOLA

Atentado em escola na Espanha deixa 5 feridos; adolescente de 14 anos é preso

Três estudantes e dois professores estão hospitalizados após ataque com faca

Atentado em escola causa pânico em Jerez; autoridades agiram rapidamenteCréditos: Reprodução/Youtube
Escrito en GLOBAL el

Na manhã desta quinta-feira (28), ocorreu um atentado com faca na Escola Elena García Armada, no bairro San José Obrero, na cidad de Jerez de la Frontera, no sul da Espanha. Três professores e dois alunos da escola ficaram feridos no ataque, perpetrado por um estudante de 14 anos de idade. 

O crime ocorreu por volta das 8:25 da manhã, logo depois da abertura dos portões. O agressor entrou na escola e conversou com alguns amigos antes do ataque. Ele carregava duas facas em sua mochila.

O suspeito foi imediatamente detido, enquanto ainda carregava as armas brancas, e está na cela aguardando a disposição do Ministério Público de Menores. Apesar de não ter atingido a maioridade, ele tem responsabilidade penal e pode ser acusado de um crime.

Uma das professoras foi agredida no olho, enquanto seus dois colegas e os alunos tiveram ferimentos de várias tipos por conta das facas.

Até o momento, as razões do ataque são desconhecidas, embora haja especulações de que o adolescente possa ter problemas psicológicos ou ter sofrido episódios de bullying. Não se sabe se o jovem era um membro de grupos radicais de extrema-direita, como é comum em atentados desse tipo.

Segundo os relatos locais, o jovem começou atacando alunos. Os professores — incluindo a docente que foi vitimada no olho — estava tentando impedir a agressão.

Os alunos da escola permaneceram reunidos no pátio até que as autoridades escolares suspenderam as aulas. A prefeita de Jerez, María José García Pelayo, elogiou as forças de segurança que "agiram em poucos minutos" e informou que todos os estudantes já estão com suas famílias.

Lei de armas na Espanha

Ataques em escolas não são inéditos, mas ocorreram em poucas ocasiões na Espanha e nunca com armas de fogo. O país tem algumas das leis de posse de armas mais restritivas do mundo. O governo espanhol tem competência exclusiva para controlar a produção, venda, posse e uso de armas de fogo e explosivos.

A posse de metralhadoras, submetralhadoras e qualquer outro tipo de armas automáticas é estritamente proibida, exceto para militares e forças policiais de elite, apenas no contexto das suas missões. Na Espanha, você precisa de uma licença e deve passar em um exame teórico e em um exame psicológico para obter uma licença para porte de arma de fogo.

O país tem uma baixa taxa de armas de propriedade privada, ocupando a 89ª posição em uma comparação da taxa de armas de propriedade privada em 206 países.