Nesta quarta-feira, o presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, utilizou o seu trem especial, também conhecido como "Fortaleza em Movimento" para encontrar o presidente russo Vladimir Putin em Khasan, na Sibéria.
O encontro selou um acordo de compra de armas e de parceria militar estratégica entre os norte-coreanos e a Rússia, que busca laços mais fortes com Pyongyang desde o início da Guerra na Ucrânia.
Te podría interesar
Além disso, os países devem selar acordos de cooperação em pesquisa aeroespacial. Kim Jong-Un visitou a um cosmódromo na região siberiana. O local será o palco de lançamento do novo foguete de lançamento espacial russo, o Angara.
O porta-voz do Kremlin, Dimitri Peskov, afirmou que não iria revelar o conteúdo dos acordos selados entre Rússia e Coreia do Norte por se tratarem de questões "sensíveis". Há de ressaltar que a Coreia do Norte tem um conflito congelado com a Coreia do Sul desde 1953 e é alvo de ameaças constantes por parte dos EUA e da OTAN, inimigo em comum compartilhado com Moscou.
Te podría interesar
“A Rússia iniciou uma luta sagrada para proteger a sua soberania e segurança”, declarou Kim, citado pela agência Reuters. “Apoiaremos sempre as decisões do presidente Putin e da liderança russa e estaremos juntos na luta contra o imperialismo”, completou o presidente coreano.
Fortaleza em movimento
A chamada Fortaleza em Movimento é o trem oficial de viagens do secretário-geral do Partido dos Trabalhadores da Coreia, Kim Jong Un.
O veículo é um blindado equipado com segurança para conseguir realizar traslados internacionais, viaja a uma velocidade de 60 km/h e saiu de Pyongyang direto para a Sibéria. Os países são conectados em malha ferroviária através da fronteira da Coreia próxima a Vladivostok, herança da conexão entre a União Soviética e Pyongyang.
Os comboios como o de Kim Jong-Un são oferecem um espaço mais seguro e confortável para reuniões, alimentação e serviços, bem como um local para discutir agendas antes das reuniões, funcionando como um luxuoso escritório para acomodação da equipe e do presidente.