Nas duas últimas semanas, os Estados Unidos e o Brasil assistiram tensos à “caçada” pelo brasileiro Danilo Cavalcante, que estava foragido após escapar da prisão na Pensilvânia. O criminoso foi capturado na manhã desta quarta-feira (13), após intensas buscas.
Cavalcante estava condenado à prisão perpétua pelo assassinato a facadas da ex-namorada na frente dos filhos, em abril de 2021, nos Estados Unidos. Antes disso, em 2017, ele teve prisão preventiva decretada no Brasil por ter matado um estudante a tiros no Tocantins.
Te podría interesar
A fuga de Danilo movimentou cerca de 500 policiais, entre a Polícia do Estado da Pensilvânia, do Departamento de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos, do FBI (polícia federal dos EUA) e dos US Marshals. As equipes percorreram diversos estados americanos, utilizando drones, helicópteros e câmeras térmicas.
Veja a linha do tempo das buscas por Cavalcante
31 de agosto: Danilo foge da prisão poucos dias após ser condenado, em 16 de agosto. A fuga foi filmada por câmeras de segurança, que mostram o fugitivo escalando as paredes do pátio de exercícios da prisão, correndo pelo telhado e, enfim, escapando por um caminho aberto em um arame farpado.
Te podría interesar
1º de setembro: Uma testemunha, Ryan Drummond, relata ter visto Cavalcante quando ele invadiu sua casa em Pocopson, município próximo à prisão, para roubar comida e uma faca.
2 de setembro: Cavalcante é localizado por uma câmera de vigilância residencial a cerca de 2,4 quilômetros da prisão. Um policial estadual também teria visto o fugitivo, segundo o tenente-coronel George Bivens, da Polícia Estadual da Pensilvânia.
4 de setembro: Uma câmera de segurança registra o fugitivo em um jardim botânico, localizado em Longwood Gardens, vários quilômetros longe da prisão. A câmera o capturou duas vezes, uma caminhando para o norte e, cerca de uma hora depois, para o sul. Cavalcante vestia um moletom com capuz e uma mochila, itens adquiridos em invasões a residências.
5 de setembro: Cavalcante foge para a floresta, o que dificulta a busca, já com mais de 400 policiais - inclusive a Swat. Segundo relato de um residente, o fugitivo foi visto em uma riacho em Pennsbury Township, a alguns quilômetros a sudeste da prisão.
O calor do local dificulta a ação de dispositivos que conseguem detectar a temperatura corporal.
6 de setembro: Uma câmera de trilha mostra Cavalcante dentro ou ao redor de Longwood Gardens, mas as autoridades só souberam desse avistamento na noite de quinta-feira (7).
8 de setembro: Dois novos registros são relatados pelas autoridades. Cavalcante se localiza dentro da área de busca.
9 de setembro: Todo o avanço da caçada muda após Cavalcante roubar uma van e se distanciar do perímetro de busca, indo 32 quilômetros ao norte, até East Pikeland Township.
No local, ele tenta contato com um conhecido e uma câmera flagra seu novo visual, já sem barba. O suposto conhecido não responde.
Cavalcante vai para a Phoenixville tentar contato com outra pessoa, que não estava em casa, mas aciona a polícia após uma moradora dizer que viu o fugitivo.
10 de setembro: A polícia estadual só recebe as notícias da nova área e do novo visual no domingo (10).
Segundo avistamento, o carro era branco, identificado pelos investigadores como uma van Ford Transit 2020 roubada de uma fazenda leiteira.
As autoridades localizaram o veículo roubado mais tarde em um campo, abandonado em um celeiro em East Nantmeal Township, um pouco a oeste dos avistamentos na noite anterior.
A busca muda novamente de rota, indo para o norte do condado de Chester.
11 de setembro: Um homem avisa à polícia que avistou uma pessoa, que poderia ser Cavalcante, agachada em uma floresta em South Coventry Township, no condado de Chester. A polícia chega ao local, mas não encontra o fugitivo.
As autoridades recebem outra ligação de um residente em Coventry Road, que relata que um homem hispânico sem camisa entrou em sua garagem e roubou um rifle calibre 22. O morador disparou tiros contra o suspeito.
O moletom de Cavalcante foi encontrado próximo à beira da calçada.
13 de setembro: Cavalcante é finalmente capturado por cerca de 15 policiais. Um agente informa que ele está sob custódia.