SUL GLOBAL

Lula anuncia moeda do Brics para reduzir "vulnerabilidades"

Anúncio foi feito durante discurso da XV Cúpula do Brics, na África do Sul

Lula anuncia moeda do Brics para reduzir "vulnerabilidades".Créditos: Reprodução redes sociais
Escrito en GLOBAL el

Durante o discurso realizado nesta quarta-feira (23) na XV Cúpula do Brics, na África do Sul, o presidente Lula (PT) anunciou a criação de uma moeda comum para as transações econômicas do bloco, visando reduzir vulnerabilidades.

"A descarbonização das nossas economias precisa vir acompanhada de empregos dignos, industrialização, infraestruturas verdes e serviços públicos para todos. E por meio do nosso Banco, presidido pela companheira Dilma Rousseff, estaremos à altura desses desafios. A criação de uma moeda para as transações entre os países do Brics reduzirá nossas vulnerabilidades", afirmou.

Em outro momento de sua fala, o presidente do Brasil destacou que o bloco hoje representa 31% do Produto Interno Bruto (PIB) global.

"Na última vez em que participei da Cúpula do Brics, em 2010, tive a honra de receber os países no Brasil. Naquele momento, saímos fortalecidos com o ingresso da África do Sul. Passamos a refletir melhor a nova configuração do poder mundial. Hoje, representamos 41% da população e somos responsáveis por 31% do PIB global em paridade de poder de compra. Entretanto, também enfrentamos um momento complexo de competição geopolítica, que corrói o multilateralismo", destacou.

Por fim, o presidente Lula voltou a criticar os gastos trilionários em guerras e afirmou que o Brics pode atuar como uma força em prol da paz.

"É inaceitável que os gastos militares globais ultrapassem trilhões de dólares enquanto milhões de pessoas passam fome no mundo. A busca pela paz é um dever coletivo e um imperativo para um desenvolvimento justo e sustentável. O Brics deve atuar como uma força pelo entendimento e cooperação para o fim dos conflitos no mundo", declarou o presidente Lula.

Confira abaixo a íntegra do discurso de Lula na XV Cúpula do Brics:

 

Temas

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar