Durante o discurso realizado nesta quarta-feira (23) na XV Cúpula do Brics, na África do Sul, o presidente Lula (PT) anunciou a criação de uma moeda comum para as transações econômicas do bloco, visando reduzir vulnerabilidades.
"A descarbonização das nossas economias precisa vir acompanhada de empregos dignos, industrialização, infraestruturas verdes e serviços públicos para todos. E por meio do nosso Banco, presidido pela companheira Dilma Rousseff, estaremos à altura desses desafios. A criação de uma moeda para as transações entre os países do Brics reduzirá nossas vulnerabilidades", afirmou.
Te podría interesar
Em outro momento de sua fala, o presidente do Brasil destacou que o bloco hoje representa 31% do Produto Interno Bruto (PIB) global.
"Na última vez em que participei da Cúpula do Brics, em 2010, tive a honra de receber os países no Brasil. Naquele momento, saímos fortalecidos com o ingresso da África do Sul. Passamos a refletir melhor a nova configuração do poder mundial. Hoje, representamos 41% da população e somos responsáveis por 31% do PIB global em paridade de poder de compra. Entretanto, também enfrentamos um momento complexo de competição geopolítica, que corrói o multilateralismo", destacou.
Te podría interesar
Por fim, o presidente Lula voltou a criticar os gastos trilionários em guerras e afirmou que o Brics pode atuar como uma força em prol da paz.
"É inaceitável que os gastos militares globais ultrapassem trilhões de dólares enquanto milhões de pessoas passam fome no mundo. A busca pela paz é um dever coletivo e um imperativo para um desenvolvimento justo e sustentável. O Brics deve atuar como uma força pelo entendimento e cooperação para o fim dos conflitos no mundo", declarou o presidente Lula.
Confira abaixo a íntegra do discurso de Lula na XV Cúpula do Brics: