JAVIER MILEI

Mercado argentino se assusta com vitória de Javier Milei

Candidato de extrema direita argentino que tem como plataforma econômica dolarizar o país e fechar o banco central venceu as prévias deste final de semana

Javier Milei.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en GLOBAL el

Logo após a surpreendente vitória do candidato de extrema direita Javier Milei, que tem como plataforma econômica dolarizar o país e fechar o banco central, os mercados na Argentina estão com uma segunda-feira (14) de turbulências, com queda de 15% do peso frente ao dólar.

Além disso, os títulos da dívida argentina, que já eram negociados em patamares muito baixos no mercado desses papéis em Londres, sofriam queda de mais de 1% na manhã desta segunda-feira.

Javier Milei, bem ao seu estilo, falou da possível alta do dólar: "Não deixem que me culpem pelo problema do dólar, mas sim pela montanha de pesos", disse. Ele reiterou ainda que se vão criticá-lo por sua política de dolarização, que recorram a pessoas que entendem de teoria monetária e "não a burros".

Crise política e incertezas

De acordo com reportagem do jornal argentino El Clarin, com a vitória de Javier Milei, a preocupação com uma maior desvalorização do peso cresceu e muito, assim como as dúvidas sobre o que o candidato pelo partido tradicional "Union por la Pátria" e atual ministro da Economia argentino, Sergio Massa, fará. Um dos principais empresários da indústria alimentícia do país resumiu: "aproximam-se uma crise política e ainda mais incertezas."

Os principais mercados do país estavam fechados durante a noite, mas as exchanges online de criptomoedas mostraram a queda do peso. O fenômeno aponta um termômetro tênue do desempenho da moeda já que registra pouco volume de negociações. O custo de comprar a stablecoin denominada em dólar Tether superou 700 pesos, sinalizando uma desvalorização de até 15% da divisa argentina.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar