ECONOMIA

Bolsa de Moscou atinge maior índice desde início da Guerra na Ucrânia

Economia russa dá indícios de recuperação fortes mesmo com sanções

Boas notícias para a economia russa mesmo com sanções internacionaisCréditos: Kremlin.ru
Escrito en GLOBAL el

A Bolsa de Valores de Moscou (MOEX) apresentou seu maior índice de investimento nesta sexta-feira (28) desde o início da Operação Militar Especial na Ucrânia.

A MOEX bateu mais de 3 mil pontos, se recuperando ao mesmo nível de março de 2022, quando a Rússia reconheceu as independências das repúblicas de Donetsk e Luhansk e invadiu território de jure ucraniano.

Além disso, a estabilidade econômica russa frente ao aumento das sanções, além dos acordos comerciais com países africanos, relações estáveis com a China e mantendo influência relativamente importante com o resto do terceiro mundo, além de estabilidade com relações com a Arábia Saudita.

A valorização do valor do barril do petróleo recente também fortalece a economia russa, que tem aumentado suas exportações para China, Índia, e segue vendendo a substância para os países europeus.

Além disso, a previsão é que o índice possa chegar a 3.500 pontos neste ano, praticamente se recuperando da queda do ano passado.

"Nossos resultados, pelo menos por enquanto, digamos, com cautela, são melhores do que o esperado anteriormente, melhores do que o previsto", disse Putin, em julho deste ano.