DESUMANIDADE

VÍDEO: barcaça servirá de abrigo para 500 refugiados no Reino Unido

Primeiro-ministro conservador afirmou que solução é melhor do que “gastar seis milhões de libras/dia dos contribuintes para acomodar esses indivíduos em hotéis”

A barcaça Bibby Stockholm.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en GLOBAL el

A barcaça Bibby Stockholm, com três andares de altura e o comprimento de um campo de futebol, foi usada nos últimos 30 anos no Reino Unido para desafogar superlotação em presídio, acomodações para equipes de construção que trabalhavam na costa escocesa, sem-teto entre outros.

Ela está neste momento, a caminho de Portland, em Dorset, e deverá servir de lar temporário para cerca de 500 refugiados, chamados de “requerentes de asilo”, do sexo masculino. O objetivo, de acordo com a secretária do Interior, Suella Braverman, é reduzir os custos de acomodação.

Prisão flutuante

Os críticos, que não são poucos, comparam a Bibby Stockholm a uma "prisão flutuante". Eles dizem que 500 homens, amontoados no que originalmente eram 222 cabines, sofrerão um trauma extra enquanto esperam que seus pedidos de asilo sejam processados.

O conservador primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, defendeu o uso de barcaças como uma forma "melhor" de abrigar os migrantes, em uma mensagem ao povo de Portland que se opõe a que ela seja atracada ali.

"Acho que é certo para o público como um todo que nos afastemos de uma situação em que seis milhões de libras por dia do dinheiro dos contribuintes vão para a acomodação desses indivíduos em hotéis", disse o primeiro-ministro.

A embarcação de 222 quartos contém acomodações "básicas", com assistência médica, instalações de alimentação e segurança 24 horas por dia, sete dias por semana, a um custo relatado de £ 20.000 por dia, informou o Ministério do Interior em maio.

Além do Bibby Stockholm, o governo está tentando usar antigas bases militares para abrigar requerentes de asilo.

Com informações da BBC News e do Sky News