CRISE

Rishi Sunak: quem é o novo primeiro-ministro do Reino Unido

O político, que é apoiador do Brexit e aliado de Boris Johnson, é o terceiro primeiro-ministro do Reino Unido em dois meses

Rishi Sunak: quem é o novo primeiro-ministro do Reino Unido.Créditos: Reprodução/ redes sociais / Sky News
Escrito en GLOBAL el

Rishi Sunak, ex-ministro das Finanças, e o novo primeiro-ministro do Reino Unido. Após a desistência de Boris Johnson, que renunciou há dois meses após vários escândalos envolvendo a sua gestão, Sunak se tornou candidato único e obteve apoio da maioria do Partido Conservador, que anunciou o seu nome nesta segunda-feira (24).  

 

- Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar.  

 

À imprensa, o deputado conservador Duncan Smith declarou que conversou com o Rishi Sunak que lhe informou que a prioridade de seu governo é a recuperação econômica do Reino Unindo. 

Agora, Rishi Sunak precisa ser convidado pelo rei Charles III para referendar o seu nome e assim confirmá-lo como o novo primeiro-ministro do Reino Unido. 

Liz Truss, que renunciou na semana passada, parabenizou Sunak e declarou que ele terá todo o seu apoio. 

 

Quem é Rishi Sunaki 


Rishi Sunak, de origem indiana, foi ministro das Finanças durante a gestão de Boris Johnson, tem 42 anos e é o terceiro primeiro-ministro do Reino Unido em menos de dois meses. 

Quando ministro das Finanças, entre fevereiro de 2020 e julho de 2022, ele trabalhou para a Grã-Bretanha ter a sua maior carga tributária desde a década de 1950.  

Além disso, Sunaki estabeleceu maiores gastos públicos, mas também trabalhou com o discurso de que o governo teria mais disciplina e cortaria desperdícios. 

Durante a disputa interna com Liz Truss, para quem perdeu, Sunaki criticou a proposta de ex-primeira-ministra que desejava cortar impostos dos mais ricos. Para o novo primeiro-ministro, só haveria corte de impostos se a inflação estivesse controlada.

Além de contornar a crise econômica do Reino Unido, Sunak tem a missão reorganizar o Partido Conservador que está em descrédito com a população. As primeiras pesquisas mostram que hoje o Partido Trabalhista, principal adversário dos Conservadores, obteria maioria no Parlamento caso houvesse uma eleição agora. 

Por fim, Sunak faz parte do grupo político liderado por Boris Johnson e que atuou a favor do Brexit. Hoje, há um racha dentro do Partido Conservador que considera o Brexit um erro e responsável pela atual crise econômica do Reino Unido. 

 


 

Temas