18 de julho é a data em que é celebrado o Dia Internacional de Nelson Mandela pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O secretário-geral da ONU, António Guterres, fez uma homenagem ao grande ativista dos direitos da nação sul-africana nesta terça-feira (18).
A data é comemorada no dia do aniversário do ex-líder político Nelson Mandela devido à sua contribuição para uma sociedade mais justa e igualitária diante da luta do Movimento Negro. Nelson Mandela foi uma voz ativa e um dos principais ativistas, na época do apartheid, a reivindicarem justiça e respeito para a população negra diante do regime racista, na África do Sul.
Te podría interesar
“Nelson Mandela foi um colosso de coragem e convicção. Um líder de grandes feitos e de uma humanidade extraordinária. Um gigante do nosso tempo. Ao comemorarmos a vida e o legado de Nelson Mandela, deixemo-nos inspirar pelo seu espírito de humanidade, de dignidade e de justiça”, disse António Guterres.
Veja o pronunciamento do secretário-geral:
Te podría interesar
António também menciona a “humanidade extraordinária” presente em Mandela. Guterres complementa a fala destacando a necessidade de se extinguir a discriminação e o racismo na sociedade, além de mencionar o aumento da fome, pobreza e desigualdade ao redor do mundo e como os sistemas de governo ao redor do mundo deveriam se inspirar com o “espírito de humanidade e justiça de Nelson Mandela.”
O intuito da ONU em instituir o Dia Internacional de Nelson Mandela é celebrar a vida do ex-líder sul-africano, bem como trazer em debate o impacto que a solidariedade e aspirações perante a luta por direitos humanos que Mandela exerceu para alcançar uma cultura de paz e liberdade.