Um bebê de apenas 9 meses morreu no final de junho após ingerir fentanil, um opioide sintético que vem se tornando uma febre e fazendo inúmeras vítimas nos Estados Unidos. O caso foi registrado no condado de Nassau, estado da Flórida, e a principal suspeita pela morte da criança é a mãe, que tem 17 anos e está presa.
Segundo as autoridades locais, a jovem colocou fentanil na mamadeira do bebê pensando ser cocaína. O objetivo dela, segundo contou os policiais, era fazer a criança dormir.
Te podría interesar
Médicos concluíram que o bebê morreu em decorrência de uma overdose, já que exames mostraram que havia 29 nanogramas de fentanil por milímetro de sangue em seu corpo, e 3 nanogramas por milimetro já a dose suficiente para matar uma pessoa.
“A criança tinha cerca de dez vezes mais a quantidade que mataria uma pessoa. A quantidade que ele tinha em seu corpo mataria aproximadamente dez pessoas”, disse à imprensa o xerife da polícia local, Bill Leeper.
"Superdroga"
O fentanil é uma das drogas sintéticas mais poderosas dos EUA e, nos últimos anos, o acesso facilitado a opioides criou uma crise de saúde pública. A substância vem sendo chamada no país de "superdroga".
Segundo os dados do Centro de Controlo de Doenças dos EUA, mais de 107 mil pessoas morreram de overdose de opioides sintéticos em 2022, sendo 68% dessas mortes estariam ligadas ao uso do fentanil.
*Com ABC News e Notícias ao Minuto