CONFUSÃO

VÍDEO: Parlamento de Kosovo vira campo de batalha e políticos partem para briga

A pancadaria generalizada ocorreu depois que um parlamentar da oposição jogou água no primeiro-ministro Albin Kurti

Briga no parlamento.Créditos: Reprodução/Twitter
Escrito en GLOBAL el

O parlamento de Kosovo se transformou em um verdadeiro campo de batalha, nesta quinta-feira (13), o que provocou, inclusive, duras críticas da presidente Vjosa Osmani.

Durante uma transmissão ao vivo, na qual discursava o primeiro-ministro Albin Kurti, houve uma interrupção por parlamentares da oposição.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://benfeitoria.com/ato18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

Um deles jogou água no premiê e, em seguida, em questão de segundos, instalou-se uma pancadaria generalizada entre políticos do partido governante, Vetevendosje, e da oposição.

Kurti falava a respeito de aliviar tensões no norte de Kosovo, que registrou confrontos violentos em maio, quando sérvios protestaram contra a posse de prefeitos de etnia albanesa.

Durante a confusão, foram ouvidos vidros quebrando e o presidente da Assembleia de Kosovo, Gljauk Konjufca, teve de chamar a polícia.

“Usar a violência física como uma ferramenta para lidar com o descontentamento político, diferenças ou divergências é o maior dano que pode ser causado a instituições que foram construídas com tanto sacrifício”, escreveu a presidente Vjosa Osmani, em seu Facebook.

A violência não tem lugar no templo da democracia e não pode se tornar uma ferramenta política. Devemos reafirmar nosso compromisso com a democracia, o pensamento diferente, bem como o respeito mútuo, baseado na regra e no cumprimento da lei”, acrescentou.

Conflitos marcam a trajetória e Kosovo

O território de Kosovo declarou independência da Sérvia em 2008, quase dez anos depois de uma guerra na qual os albaneses kosovares tentaram romper com o que era então a República Federal da Iugoslávia, composta pela atual Sérvia e Montenegro.

A Sérvia considera Kosovo como um estado separatista e não reconhece sua independência.

A maioria da população de Kosovo é etnicamente albanesa. Porém, no norte rebelde, os sérvios são em maior número em algumas áreas e têm exigido mais autonomia, de acordo com informações da N1, afiliada da CNN.