FINALMENTE

VÍDEO: Destroços do submarino Titan são resgatados do fundo do mar

OceanGate continua vendendo viagens para visitar o Titanic mesmo após implosão que deixou cinco mortos

Destroços do submarino Titan são colocados em contêineres no porto de St. Johns, Canadá
Destroços do submarino Titan são colocados em contêineres no porto de St. Johns, CanadáCréditos: Reprodução/Twitter
Escrito en GLOBAL el

Na manhã desta quarta-feira (28), as autoridades canadenses devolveram à costa os destroços do submarino OceanGate, que dominou as notícias na semana passada. O equipamento, que cedeu à pressão e implodiu no fundo do Atlântico enquanto buscava os destroços do Titanic, apareceu sendo armazenado em um porto em St. Johns, Newfoundland, no Canadá.

Enrolado em um pano para cobertura, o objeto foi resgatado e agora será objeto de investigação. O resgate do submersível se dá 10 dias depois de seu desaparecimento e de sua implosão no fundo do mar.

Confira o vídeo:

As autoridades canadenses desejam entender como e por que o submersível acabou implodindo e quais eram as principais falhas de segurança envolvendo o Titan.

Além disso, querem entender quem pode ter sido responsável pela morte das cinco pessoas a bordo: Shahzada Dawood, Suleman Dawood, Hamish Harding, Paul-Henri Nargeolet e Stockton Rush, o CEO da empresa.

“Nossa equipe concluiu com sucesso as operações offshore, mas ainda está em missão e estará em processo de desmobilização do Horizon Arctic esta manhã”, disse um porta-voz da Pelagic Research, empresa proprietária do Odysseus ROV, que fez parte do resgate.

“Eles estão trabalhando ininterruptamente há 10 dias, enfrentando os desafios físicos e mentais desta operação, e estão ansiosos para terminar a missão e retornar para seus entes queridos", afirmou à emissora CBC.

As investigações também serão conduzidas por autoridades estadunidenses, que investigarão o caso em parceria com os canadenses.

OceanGate segue vendendo viagens

Apesar de toda repercussão negativa envolvendo as viagens da OceanGate, a empresa segue vendendo suas viagens para o Titanic em seu site.

O tour que causou a morte de cinco pessoas custa US$ 250 mil (pouco mais de R$ 1,2 milhões) e, segundo o site da empresa, continuará em 2024, mesmo sem confirmação da empresa sobre a possibilidade de realização sem o Titan, principal submarino da empresa.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar