MUDANÇA

Nova estação tem solstício de inverno, o dia mais curto e a noite mais longa do ano

Fenômeno físico e astronômico acontece uma vez por ano e tem relação com o Trópico de Câncer; entenda

A noite mais longa do ano.Créditos: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Escrito en GLOBAL el

Exatamente às 11h57 desta quarta-feira (21) teve início a estação mais fria do ano para os brasileiros. E com ela registra-se um fenômeno físico e astronômico chamado solstício de inverno, quando os raios solares incidem na Terra de forma oblíqua (inclinada) sobre o Trópico de Câncer.

Com isso, ocorre o dia mais curto e a noite mais longa do ano, pois os países que se localizam abaixo da Linha do Equador recebem menos iluminação solar e, portanto, menos calor.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://benfeitoria.com/ato18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

O solstício de inverno acontece uma vez por ano e atinge os países que estão no Hemisfério Sul, onde se localiza o Brasil. No Hemisfério Norte acontece o solstício de verão, que apresenta características contrárias.

Hemisférios são as duas metades do globo terrestre, que é dividido ao meio pela Linha do Equador.

No Brasil, o solstício de inverno acontece entre os dias 20 e 21 de junho. Porém, os horários variam: este ano, foi às 11h57. Em 2024, será em 20 de junho, às 17h51, e, em 2025, também no dia 20, exatamente às 23h42.

Dias com a mesma duração só no equinócio

Durante o ano, em apenas dois dias a noite e o dia têm a mesma duração, de quase exatamente 12 horas. É o chamado equinócio, que inaugura a primavera e o outono. Trata-se de um fenômeno astronômico que ocorre quando o Sol está diretamente sobre a Linha do Equador.

Com isso, os hemisférios recebem a mesma quantidade de luz e, assim, o dia e a noite têm a mesma duração em todos os lugares da Terra.