A queda brusca das temperaturas provocam um efeito cascata nos atendimentos em prontos-socorros e ambulatórios devido às chamadas "doenças de inverno" - as mesmas que nossas avós diziam: "se agasalha para não pegar friagem".
Segundo o hospital Oswaldo Cruz, de São Paulo, o frio, somado à baixa umidade do ar e à maior concentração de poluentes, se torna o principal desencadeador de doenças, como gripes e resfriados, asmas, bronquites, amidalites, pneumonias, rinites alérgicas e dores de ouvido.
Te podría interesar
Os sintomas são todos muito parecidos: dores, febre acima de 38ºC, mal-estar, tosse, coriza, espirros frequentes e coceira na garganta. E as doenças se manifestam principalmente em grupos mais suscetíveis, como idosos e crianças.
Diversos medicamentos e produtos contribuem para o alívio e diminuição do desconforto dos sintomas das doenças mais comuns do inverno.
No entanto, dicas simples divulgadas pelo hospital e pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina podem ajudar na prevenção.
- Mantenha a respiração sempre pelo nariz e não pela boca, pois as narinas têm a função de filtrar o ar e aquecê-lo.
- Lave as mãos com água e sabão depois de tossir ou espirrar, após usar o banheiro, antes de comer e antes de tocar os olhos, boca e nariz.
- Mantenha a casa arejada e deixe entrar a luz solar. Estas medidas ajudam a eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias.
- Lençóis, edredons e roupas devem ser expostos ao sol e lavados sempre que necessário. Passar com ferro quente também ajudo a eliminar vírus e bactérias.
- A alimentação deve ser balanceada com sopas e caldos ricos em verduras e legumes. As frutas são essenciais, principalmente, aquelas que contêm vitamina C, como a laranja, acerola e outras frutas ácidas, pois ajudam a prevenir gripes e resfriados.
- Tome muita água. Quando a pessoa está desidratada ela não produz adequadamente as substâncias que previnem infecções, impedindo que bactérias e vírus penetrem no pulmão. Além disso, o risco de ressecamento das vias aéreas é maior, assim como a ocorrência de feridas.
- Lave e seque ao sol roupas de inverno guardadas por muito tempo antes de serem utilizadas.
- Evite fumar ou se expor a ambientes com muita poeira ou fumaça.
- Tome a vacinação anual contra gripe, que diminui a gravidade da doença e as chances de complicações por óbito.
- Pessoas que já possuem problemas respiratórios como bronquite, asma e sinusite devem evitar o contato com bichos de pelúcia, tapetes e produtos que possuam pelos, bem como outros agentes conhecidos que desencadeiem crises nesses indivíduos.