QUEBRA DE PROTOCOLO

Lavrov, chanceler russo, surpreende ao chegar no Brasil

Ministro das Relações Exteriores de Vladimir Putin iniciou visita a países da América Latina nesta semana; a informalidade do traje dele ao desembarcar em Brasília chamou a atenção

Créditos: MFA da Rússia - Chanceler Sergey Lavrov
Escrito en GLOBAL el

O ministro de Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, desembarcou nesta segunda-feira (17), em Brasília, para visita oficial. Pela manhã, ele tem encontro com o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, no Palácio do Itamaraty. À tarde, participa de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. Essa é a primeira visita do chanceler russo ao Brasil desde 2019.

MFA da Rússia - Chanceler Sergey Lavrov

Ao desembarcar na capital brasileira, o traje escolhido por Lavrov surpreendeu pela casualidade. De calça jeans, tênis, agasalho esportivo e camiseta de malha, o outfit quebrou os protocolos usuais da diplomacia que, em geral, demanda terno e gravata para os homens. 

Não é a primeira vez que Lavrov ousa na informalidade das roupas. Em abril de 2016, em viagem oficial à Mongólia, ele também usou calça jeans, só que com camisa polo e blazer. 

The Times - Viagem de Lavrov à Mongólia em abril de 2016

Durante aquela visita ao então presidente do país, Tsakhiagiin Elbegdorj, o traje do chanceler russo foi criticado por políticos locais. Um deles, em condição de anonimato, disse ao The Times que as roupas do russo eram adequadas para “usar em casa ao consertar o encanamento”. 

Naquela ocasião, há sete anos, Lavrov também foi criticado por comentaristas que avaliaram que como um diplomata experiente "parece ter se decepcionado com sua equipe de protocolo".

Agenda no Brasil

O principal tema da reunião bilateral entre Lavrov e Vieira será a Guerra da Ucrânia. O Brasil tem defendido, nos foros internacionais e em contatos bilaterais, a cessação imediata de hostilidades e a importância de conjugar esforços diplomáticos que facilitem o alcance de solução pacífica negociada.

Os dois chanceleres também conversam sobre o potencial da parceria estratégica brasileiro-russa, estabelecida há mais de 20 anos, e as perspectivas da cooperação em áreas de interesse comum, com foco em comércio e investimentos, ciência e tecnologia, meio ambiente, energia, defesa, cultura e educação e o fortalecimento do diálogo político sobre temas bilaterais, internacionais e regionais.

Além dos laços históricos de amizade e cooperação entre Brasil e Rússia, os países mantêm expressivo relacionamento comercial. A Rússia é o principal fornecedor de fertilizantes para o Brasil. Em 2022, o comércio bilateral atingiu o recorde histórico de US$ 9,8 bilhões.

Após o encontro bilateral na sede do Ministério das Relações Exteriores, Lavrov e Vieira participam de uma reunião ampliada com outros membros do governo e chancelaria brasileira.

Antes do almoço, o representante russo fará uma declaração à imprensa e, às 15h, deve se reunir com o presidente Lula.

Giro pela América Latina

A viagem ao Brasil, segundo a agência oficial russa Tass, faz parte da agenda de Lavrov na América Latina de 17 a 21 de abril, que inclui visitas à Venezuela, Nicarágua e Cuba. Ele tem encontros com os líderes desses países e conversas com os ministros das Relações Exteriores.

Segundo comunicado do Ministério de Negócios Estrangeiros da Rússia, o principal objetivo da viagem de Lavrov é fortalecer a cooperação mutuamente benéfica entre os países nas esferas política, comercial e econômica, educacional, humanitária, cultural e outras. 

"As conversações estão planejadas para se concentrar em questões de fortalecimento da estrutura legal do mundo atual, que é baseada na Carta das Nações Unidas", informou o ministério. 

"A América Latina é uma região amiga, um dos centros da formação de um mundo multipolar e a Rússia planeja manter um diálogo dinâmico com ela, desenvolver uma cooperação construtiva livre de qualquer ditado de fora", concluiu o comunicado.