DIPLOMACIA

Após recepção calorosa na China, Lula assina acordos com Emirados Árabes

Presidente esteve no Golfo Árabe para tratar de assuntos como energia e cooperação comercial

Escrito en GLOBAL el

Neste sábado (15), o presidente Luis Inácio Lula da Silva desembarcou nos Emirados Árabes Unidos para celebrar acordos diplomáticos com o país. Após uma viagem extremamente produtiva à China, parte da comitiva do executivo desembarcou no país para realizar mais negociações diplomáticas.

Lula foi recebido com uma exibição da Força Aérea do país, que pintaram o céu de de Abu Dhabi. Lula jantou com o xeique Mohammed bin Zayed al-Nahyan no palácio presidencial do país

O jantar fez parte do iftar, banquete realizado pelos muçulmanos após o pôr-do-sol durante o Ramadã, mês sagrado do Islã. A participação no iftar é um símbolo de carinho em comunidades islâmicas.

Por lá, Brasil e Emirados Árabes Unidos celebraram um memorando de entendimento entre o governo dos EAU e o Brasil sobre mudanças climáticas, além de um acordo para cooperação entre o Instituto Rio Branco e a Academia Diplomática Dr. Anwar Gargash.

O acordo mais importante contou com a participações de Jerônimo Rodrigues (PT), governador da Bahia. O país árabe se comprometeu a construir uma fábrica de diesel verde e de querosene de aviação sustentável no complexo da refinaria de Mataripe, privatizada em 2021. Atualmente, o antigo polo de produção da Petrobrás está sob controle da Abu Dhabi Mudabala Capital.

“A parceria entre nossos países está amparada em ricas conexões nas mais diversas áreas, traduzida nos números expressivos do nosso comércio, na cooperação em esportes e em inteligência artificial”, disse Lula em rápida declaração no encerramento do evento.

O presidente não deu entrevistas e segue para Lisboa, em Portugal, onde  deve dar mais detalhes sobre as viagens para Abu Dhabi e China. Está é a segunda viagem de Lula ao país. A outra ocorreu há 20 anos atrás, no primeiro ano de seu primeiro mandato.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar