As brasileiras Kátyna Baía e Jeanne Paolini serão libertadas nesta terça-feira (11) pelas autoridades alemãs após serem presas por engano em um caso de tráfico internacional de drogas. As afirmações são da advogada do casal e foram publicadas no UOL.
Kátyna e Jeanne foram presas no dia 5 de março de 2023. Na bagagem carregada pelas brasileiras, estavam 40 quilos de cocaína, que foram detectados pela polícia da Alemanha.
Te podría interesar
Contudo, as investigações mostraram que, de fato, não estavam traficando drogas intencionalmente. Imagens recuperadas pela Polícia Federal no Aeroporto de Guarulhos mostram a troca de bagagens e comprovam que as brasileiras foram vítimas de um engano.
Após mais de um mês presas na Alemanha, o Ministério Público do país finalmente pediu a soltura das brasileiras, que iriam viajar para a Europa como forma de celebrar a formação de Jeanne em uma residência de veterinária.
Te podría interesar
A troca de bagagens é uma tática executada por traficantes, que intencionalmente trocam etiquetas de bagagens para evitar o risco de perda de drogas no tráfico internacional. Seis pessoas foram presas pela Polícia Federal na Operação Iraúna.
O caso foi finalmente esclarecido para as autoridades alemãs, que devem fazer a libertação de Kátyna e Jeanne ainda hoje. "O promotor entrou em contato comigo e me informou que enviou a ordem de soltura delas direto para o presídio. Elas devem ser liberadas", disse Chayane Kuss, representante legal das brasileiras em entrevista ao UOL.
A família das brasileiras já se deslocou para a Alemanha para receber as brasileiras.