Mais de 500 pessoas morreram e milhares ficaram feridas em decorrência de um terremoto de magnitude 7.8 que atingiu na manhã desta segunda-feira (6), a região central da Turquia e o noroeste da Síria.
O vice-presidente turco, Fuat Oktay, anunciou que 284 pessoas morreram e 2.323 ficaram feridas no país. Na Síria, de acordo com autoridades, o terremoto causou 237 mortes e deixou cerca de 600 feridos.
Te podría interesar
O Centro Alemão de Pesquisa em Geociências informou que o epicentro do tremor foi a 10 km da superfície. A autoridade turca responsável por administrar desastres e emergências mediu o tremor em 7,4 e atestou que a origem se deu perto da cidade de Kahramanmaras.
Devastação
Vários edifícios ficaram danificados. As pessoas se reuniram em ruas cobertas por neve, como a televisão estatal TRT mostrou em sua programação. O sismo teve duração de cerca de um minuto e destruiu janelas, segundo uma testemunha ouvida pela Reuters.
Te podría interesar
Veja abaixo o exato momento em que um edifício desaba na cidade de Sanliurfa, sudeste da Turquia:
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou em suas redes sociais:
"Transmito meus melhores votos a todos os nossos cidadãos que foram afetados pelo terremoto que ocorreu em Kahramanmaras e foi sentido em muitas partes do nosso país. Todas as nossas unidades relevantes estão em alerta sob a coordenação da AFAD", disse.
Na Síria, o regime relatou desabamentos nas cidades de Aleppo e Hama. Na capital, Damasco, pessoas saíram às ruas com medo devido ao tremor —o mesmo ocorreu em Beitute, no Líbano. Cidades de Chipre, Líbano e Israel também foram afetadas.
Com informações da Reuters