NEGACIONISMO NA HISTÓRIA

Um em cada cinco jovens nos EUA acredita que o Holocausto é um mito

Autoridades se preocupam com crescimento do discurso antissemita nas redes socias, principalmente no TikTok

Holocausto judeu durante a Segunda Guerra Mundial.Créditos: Unsplash/Creative Commons
Escrito en GLOBAL el

Cerca de 25% dos jovens entre 18 e 29 anos nos Estados Unidos acreditam que o genocídio de mais de seis milhões de judeus na Alemanha não aconteceu. Em uma pesquisa realizada pela revista britânica The Economist, um em cada cinco americanos respondeu que o “Holocausto é um mito”

O estudo, realizado entre os dias 2 e 5 de dezembro em parceria com a empresa YouGov, questionou 1,5 mil pessoas, entre 18 e 65 anos, sobre o assassinato em massa que nazistas cometeram contra judeus durante a Segunda Guerra Mundial. O resultado foi chocante e preocupa autoridades estadunidenses sobre “terreno fértil” para discurso antissemita no país

Questionados sobre o episódio, 23% do grupo concordou com a afirmação de que “o Holocausto é um mito”. Já 30% disse que não concorda nem discorda

O mesmo grupo de 23% também concordou com a opção de que o "número de mortos era exagerado", enquanto 26% não concordaram nem discordaram.

17% dos entrevistados acreditam que não é um gesto antissemita negar que o Holocausto ocorreu; enquanto 37% não tem certeza.

Entre os mais velhos, os índices foram de 8% entre pessoas de 30 a 40 anos, e apenas 2% entre 45 e 64 anos. Nenhum dos entrevistados de 65 anos ou mais concordaram com a afirmação. 

De maneira geral, 7% dos norte-americanos acreditam que o Holocausto é um mito. Neste grupo, 10% se identificava como democratas e 6% como republicano.

Desinformação e redes sociais

O resultado da pesquisa está sendo vinculado, conforme o jornal britânico Daily Mail, com dados que mostram que 32% das pessoas nesta mesma faixa estática (18 a 29 anos) usam a rede social TikTok para se informar. A plataforma vem sendo uma ferramenta de disseminação de antissemitismo e desinformação há anos.