EXTRADIÇÃO

Foragido da Justiça de Santa Catarina condenado por estupro é preso nos Estados Unidos

O brasileiro foi condenado há 12 anos de prisão por estupro de vulnerável

Edemir Gustavo Eckelberg, o homem foragido, saiu do Brasil antes da sentença ser anunciada.Créditos: Reprodução
Escrito en GLOBAL el

Um brasileiro de 62 anos foi preso em Boston, nos EUA, na última terça-feira (28), após ter sido condenado por estupro de vulnerável em Santa Catarina. Ele estava foragido da Justiça estadual.

Edemir Gustavo Eckelberg está sob custódia das autoridades americanas e aguarda sua extradição. O homem foi condenado a 12 anos de prisão nos primeiros meses de 2023. No dia 15 de maio, a Quarta Vara Criminal de Florianópolis expediu um mandado de prisão. 

"Oficiais da Unidade de Apreensão de Fugitivos Estrangeiros o apreenderam e o notificaram para comparecer perante um juiz de imigração do Departamento de Justiça dos EUA (DOJ)", disse o Serviço de Alfândega americano, por meio de nota, nesta quinta-feira.

No entanto, antes da sentença ser feita, Edemir saiu do Brasil e entrou nos Estados Unidos pelo estado de Nova York, de acordo com os órgãos americanos.

"Não há crime mais repulsivo e perturbador do que a agressão sexual de uma criança. Estamos orgulhosos de ter detido este violador condenado e tentaremos removê-lo dos Estados Unidos para que ele não possa atacar os membros da nossa comunidade", disse diretor de Operações de Execução e Remoção (ERO), Todd Lyons.

Homem acusado de tráfico de drogas internacional foi preso em SC

Um inglês, procurado pela Interpol, foi preso em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, na última quinta-feira (30). O europeu era chefe de tráfico de drogas e tinha seu nome incluído na lista Difusão Vermelha da polícia especializada.

Segundo a Polícia Militar, que auxiliou na prisão, a quadrilha do homem é responsável por exportar toneladas de cocaína para a Europa, através do porto de Liverpool.

Após ser detido, o inglês foi enviado à delegacia da Polícia Federal, em Itajaí (SC), para aguardar o processo de extradição.