IMAGENS FORTES

Vídeo: Ataque na rota de fuga de Gaza mata mulheres e crianças

Em avenida estratégica do território palestino

Matança.Corpos caídos na avenida costeira de GazaCréditos: Reprodução de vídeo
Escrito en GLOBAL el

Um vídeo publicado na rede X pela Agência Palestina de Notícias, filmado por um ciclista, mostra cerca de vinte pessoas mortas numa avenida que é a rota de fuga entre o Norte e o Sul da faixa de Gaza.

Aparentemente, são civis. Há mulheres e crianças entre os que aparecem jogados no asfalto.

 A avenida costeira Al-Rashid tornou-se estratégica depois que ficou claro que Israel pretendia cortar a faixa de Gaza em duas, focando seus ataques terrestres no cerco à cidade de Gaza.

Ao mesmo tempo, nas últimas horas tornou-se a única rota de fuga para famílias que pretendiam atender à demanda de Israel de deixar o Norte, que está sob intenso bombardeio.

Não há informações sobre por quem e em que circunstâncias as pessoas foram mortas.

O mapa publicado pela BBC mostra a avenida costeira e a área em rosa, que Israel mandou esvaziar

SEM TER PARA ONDE IR

Civis palestinos que atenderam às demandas de Israel pela retirada tinham reclamado que estavam frustrados com o contínuo bombardeio da região para a qual fugiram, abaixo da linha traçada por Tel Aviv em Wadi Gaza (ver mapa acima).

Dias atrás, comboios que batiam em retirada foram alvos de ataque aéreo de Israel em uma das avenidas que era tida como segura.

O governo de Benjamin Netanyahu diz que está fazendo o possível para proteger civis e argumenta que os que estão morrendo no Norte foram avisados para deixar a região.