Três estudantes palestinos foram baleados em Burlington, no estado de Vermont, nos Estados Unidos, na noite deste sábado (25). Segundo informações iniciais, os jovens estavam indo para um jantar em família em comemoração ao Dia de Ação de Graças, feriado no país.
As vítimas foram identificadas, de acordo com o Al-Jazeera, como Hisham Awartani, que estuda na Brown University; Kinnan Abdel Hamid, aluno da Haverford University, e Tahseen Ahmed, do Trinity College.
Te podría interesar
Awartani foi baleado nas costas, Hamid no peito e Ahmed teve ferimentos leves. O parente de um dos jovens publicou o relato nas redes sociais. De acordo com o o chefe de polícia de Burlington, Jon Murad, eles usavam keffiyehs (lenço xadrez preto e branco que, geralmente, é usado em volta do pescoço ou da cabeça) e falavam árabe quando um homem branco disparou. Dois dos jovens estão internados sob cuidados intensivos.
"Meu primo Hisham levou um tiro nas costas enquanto caminhava com seus amigos em Burlington por simplesmente usar keffiyeh e falar árabe. A perigosa retórica performativa dos especialistas e políticos dos EUA, bem como a constante desumanização dos palestinianos, tem um custo de vida real", escreveu Basil Awartani, parente de uma das vítimas, no X, antigo Twitter.
Te podría interesar
A polícia ainda não sabe a motivação dos disparos, mas a família acredita em crime de ódio, inflamado pela guerra no Oriente Médio entre Hamas e Israel. O país tem o apoio dos Estados Unidos.