A vitória eleitoral de Sergio Massa no primeiro turno das eleições presidenciais de 2022 acendeu um alerta vermelho em Javier Milei e sua campanha. Os radicais de extrema direita que antes pareciam invencíveis entraram em crise e já começaram a apontar dedos entre si. Lilia Leimone, a 'Zambelli de Milei', é uma das culpadas.
Ao longo da campanha, o próprio Milei e algumas pessoas próximas a ele fizeram declarações ousadas: apoiaram a legalização da venda de órgãos, bebês, legalização das armas, rompimento de relações diplomáticas com o Vaticano, acusações contra o Papa Francisco por considerá-lo comunista, entre outros absurdos.
Te podría interesar
Mas uma situação é avaliada como decisiva por diversos setores da campanha de Milei, e a responsável pela proposta foi Lilia Lemoine. Ela foi eleita deputada federal para o próximo período legislativo pelo La Libertad Avanza e é a maquiadora oficial do candidato à presidência.
Quem é Lilia Leimone?
Lilia Lemoine é uma cosplayer, artista e política argentina. Ela foi eleita deputada nacional pela província de Buenos Aires para o período 2023-2027.
Te podría interesar
Além disso, ela é influenciadora digital e conselheira do espaço político de Javier Milei, economista e político extremista de direita. Lemoine é conhecida por suas declarações e ações polêmicas, como ensinar xingamentos nas redes sociais e promover a teoria da terra plana.
Ela tem forte presença nas redes sociais, com mais de 100 mil seguidores no Instagram, onde compartilha suas atividades como ativista fascista, cosplayer e vida pessoal. Lemoine também trabalhou como fotógrafa, maquiadora e artista de efeitos especiais para a campanha de Milei.
Qual foi a proposta-bomba de Leimone?
Ela se elegeu com uma proposta forte: para criticar a legalização do aborto de gestação e contrapô-lo, Leimone botou em risco os votos femininos de Milei: inventou uma proposta de "aborto masculino".
A lei permitiria aos homens renunciarem à sua responsabilidade como pais caso alegassem que foram enganados para se tornarem pais. Lemoine argumenta que é injusto que os homens sejam financeiramente responsáveis por um filho que não desejam.
Segundo alguns membros do partido liberal, enquanto a proposta misógina de Leimone garantiu votos de uma base fascista de extrema direita que a levou ao cargo de deputada federal, o projeto afastou o voto feminino, importante para Milei, e pode dificultar o trabalho de 'El Loco' para derrotar o agora favorito Sergio Massa.