CHINA EM FOCO

O que Dilma Rousseff e Xi Jinping conversaram sobre o Banco dos BRICS

Presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento e o presidente chinês tiveram um encontro para discutir uma nova arquitetura financeira global para atender mercados emergentes

Créditos: Xinhua - Presidente da China, Xi Jinping, recebe presidenta Dilma Rousseff, do Banco dos BRICS, no Grande Salão do Povo, em Pequim
Escrito en GLOBAL el

O presidente da China, Xi Jinping, e a presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o 'Banco dos BRICS', Dilma Rousseff, se reuniram no Grande Salão do Povo, em Pequim, capital nacional chinesa, para discutir a necessidade de uma nova arquitetura financeira global que permita maior participação dos mercados emergentes e dos países em desenvolvimento.

O encontro entre Xi e Dilma ocorreu na última quinta-feira (19) às margens do 3º Fórum Cinturão e Rota para Cooperação Internacional, realizado em Pequim nos dias 18 e 19 de outubro. 

O presidente chinês e a ex-presidenta do Brasil se reuniram após as comemorações dos 10 anos da Nova Roda da Seda, evento que reuniu mais de 30 chefes de Estado e de governo, além do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

A festa celebrou as realizações promovidas pelo governo chinês na última década por meio da Iniciativa Cinturão e Rota (ICR), com representantes de mais de 140 países e mais de 30 organizações internacionais presentes.

Xi Jinping convidou Dilma Rousseff para participar do fórum e destacou a importância de tornar o sistema financeiro internacional mais justo e equitativo para representar efetivamente os mercados emergentes e os países em desenvolvimento.

O presidente chinês também expressou o apoio contínuo da China ao trabalho do NDB e da ex-presidenta do Brasil na China. Ele elogiou a instituição pelos avanços alcançados nos últimos oito anos desde sua criação e pelo papel vital em promover a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável. Anunciou ainda apoio as esforços de modernização das nações em desenvolvimento.

Xi destacou que a China, como defensora vigorosa do desenvolvimento sustentável global, dará apoio contínuo ao NDB e expressou confiança na liderança da presidenta Dilma.

Dilma atendeu ao convite de Xi e participou na última quarta-feira (19) do fórum, onde falou sobre cooperação internacional para o Desenvolvimento Verde.

Ela destacou o compromisso do NDB em contribuir para a cooperação da Iniciativa Cinturão e Rota e para a reforma do sistema financeiro internacional, enfatizando a importância da Nova Rota da Seda construção de um mundo multipolar, inclusivo, resiliente e sustentável.

O NDB está disposto a participar ativamente da cooperação Iniciativa Cinturão e Rota  e fazer as devidas contribuições para promover a multipolaridade mundial e a reforma do sistema financeiro internacional.

Além disso, Dilma mencionou a expansão do NDB para além dos países BRICS, incluindo Bangladesh, Emirados Árabes Unidos e Egito, com Argentina e Etiópia buscando adesão. Ela ressaltou o desafio de garantir recursos adequados e a estratégia do NDB para levantar fundos em diferentes moedas e expandir sua base de capital.

O encontro entre Xi e Dilma foi registrado pela porta-voz da diplomacia chinesa, Hua Chunying, que destacou o encontro como símbolo do BRICS e do NDB como forças emergentes para construir um novo tipo de desenvolvimento multilateral para o século XXI.