471 MORTOS

Vídeo: Israel atacou hospital, sustenta Al Jazeera depois de analisar vídeos

Porta-voz de Israel usou imagens da emissora para acusar Jihad Islâmica na CNN

Foguete.Um porta-voz do Exército de Israel usou imagens da Al Jazeera para acusar a Jihad Islâmica na CNN, mas foi desmentido pela emissora árabeCréditos: Reprodução de vídeo
Escrito en GLOBAL el

A equipe de investigação digital da emissora árabe Al Jazeera, financiada pelo Catar, analisou imagens de suas transmissões ao vivo e de câmeras de segurança em território israelense e concluiu que o ataque ao Hospital do Povo Árabe, na faixa de Gaza, que matou ao menos 471 pessoas, partiu de Israel.

A emissora decidiu investigar depois que um porta-voz do Exército israelense usou imagens da Al Jazeera, em entrevista à rede norte-americana CNN, para sustentar que o morticínio foi causado pelo fracasso de um foguete lançado pela Jihad Islâmica.

O porta-voz chegou a exibir um frame de imagem da Al Jazeera como "prova".

A emissora árabe mantém o que no meio televisivo é chamado de "live feed", uma transmissão contínua de imagens que cobrem o território da cidade de Gaza.

O estudo da Al Jazeera, recém publicado, registra que Israel fez cinco ataques no entorno do hospital precisamente às 18:54:26, 18:54:28, 18:55:02, 18:57:42 e 18:58:04.

O último foguete lançado de Gaza antes da tragédia no hospital foi interceptado e destruído no céu, segundo a Al Jazeera. Reprodução de vídeo

Em seguida, há uma barragem de foguetes partindo de Gaza em direção a território israelense, todos interceptados pelo sistema de defesa aéreo de Israel conhecido como Iron Dome.

Depois, um único foguete é disparado de Gaza e é interceptado no céu exatamente às 18:59:50. Este é o foguete a que se referia o porta-voz de Israel. É possível ver nas imagens que ele é despedaçado e explode no ar.

Cinco segundos depois, uma explosão é vista no entorno do hospital, seguida por uma outra muito maior.

Com base na análise, a Al Jazeera diz que Israel causou a tragédia.

Ao visitar Tel Aviv, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que o ataque tinha sido "do outro time".

Maria Zakharova, porta-voz do governo da Rússia, disse em entrevista que a dúvida poderia ser solucionada por imagens de satélite:

Qualificamos tal ato como crime – como um ato de desumanização. Por favor, tenha a gentileza de fornecer imagens de satélite, e seria bom se os parceiros norte-americanos o fizessem

Veja abaixo a análise publicada pela Al Jazeera: