QUESTÃO DE VIDA E MORTE

ONU alerta: Dois milhões de pessoas estão sem água potável na Faixa de Gaza

Agência das Nações Unidas de assistência aos refugiados palestinos denuncia que nenhuma ajuda humanitária é permitida no território em conflito há uma semana

Créditos: Getty Images (Mohammed Talatene) - Palestinos enchem recipientes com água potável de um veículo de distribuição de água, em meio à crise hídrica causada pelo cerco israelense à Faixa de Gaza
Escrito en GLOBAL el

Em toda a Faixa de Gaza, mais de dois milhões de pessoas estão em risco devido à falta de água. O Comissário-Geral da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA, na sigla em inglês), Philippe Lazzarini, alerta:

Tornou-se uma questão de vida e morte. É imprescindível; o combustível precisa ser entregue agora em Gaza para disponibilizar água para 2 milhões de pessoas.

Nenhuma ajuda humanitária foi permitida em Gaza há uma semana.

A água potável está se esgotando na Faixa de Gaza, após a paralisação de sua estação de tratamento de água e das redes públicas de água.

As pessoas agora são forçadas a usar água suja de poços, aumentando os riscos de doenças transmitidas pela água. Gaza também está sob um apagão elétrico desde 11 de outubro, afetando o abastecimento de água.

Na base da ONU no sul da Faixa de Gaza - onde a UNRWA transferiu suas operações - a água potável também está se esgotando. Milhares de pessoas buscaram refúgio lá depois que Israel emitiu um aviso aos moradores exigindo que deixassem suas casas nas partes norte da Faixa.

Somente nas últimas 12 horas, centenas de milhares de pessoas foram deslocadas. O êxodo continua à medida que as pessoas se deslocam para as partes sul da Faixa de Gaza. Quase 1 milhão de pessoas foram deslocadas em apenas uma semana.

É preciso transportar combustível para Gaza agora. O combustível é a única maneira das pessoas terem água potável segura. Caso contrário, as pessoas começarão a morrer de desidratação grave, incluindo crianças pequenas, idosos e mulheres. A água é agora a última linha de vida restante. Faço um apelo para que o cerco à assistência humanitária seja suspenso imediatamente.

Sem infraestrutura

  • Três usinas de dessalinização de água que operavam na Faixa de Gaza, anteriormente produzindo 21 milhões de litros de água potável por dia, interromperam suas operações.
     
  • O fornecimento de água potável de Israel foi interrompido em 9 de outubro, causando uma grave escassez de água potável para mais de 650.000 pessoas.

A UNRWA

A UNRWA é a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente. A Assembleia Geral das Nações Unidas estabeleceu a UNRWA em 1949 com o mandato de fornecer assistência humanitária e proteção aos refugiados palestinos registrados na área de operações da Agência, enquanto aguarda uma solução justa e duradoura para sua situação.

A UNRWA opera na Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental, na Faixa de Gaza, na Jordânia, no Líbano e na Síria.

Dezenas de milhares de refugiados palestinos que perderam suas casas e meios de subsistência devido ao conflito de 1948 continuam deslocados e necessitados de apoio, quase 75 anos depois.

A UNRWA ajuda os refugiados palestinos a alcançar seu pleno potencial em desenvolvimento humano por meio dos serviços de qualidade que oferece em educação, cuidados de saúde, assistência e serviços sociais, proteção, infraestrutura e melhoria de acampamentos, microfinanças e assistência de emergência. A UNRWA é financiada quase inteiramente por contribuições voluntárias.