ISRAEL-PALESTINA

Lula e Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina, conversam pelo telefone

A pauta girou em torno da necessidade de mitigar as hostilidades entre o Estado de Israel e o Hamas, partido islâmico-palestino, adversário político do Fatah de Abbas

O presidente Lula durante o telefonema.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en GLOBAL el

O Palácio do Planalto confirmou para a imprensa que o presidente Luiz Inácio Inácio Lula da Silva (PT) e Mahmoud Abbas (Fatah), o presidente da Autoridade Palestina, conversaram pelo telefone neste sábado (14). A pauta girou em torno da necessidade de mitigar as hostilidades entre o Estado de Israel e o Hamas, partido islâmico-palestino, que controla a Faixa de Gaza e é adversário político do Fatah de Abbas.

“Na conversa, Lula expressou preocupação com os civis na região e o bloqueio de ajuda humanitária. O presidente brasileiro condenou os ataques terroristas contra civis em Israel, reforçou a importância de um corredor humanitário e da libertação imediata de todos os reféns. Lula disse que os inocentes em Gaza não podem pagar o preço da insanidade daqueles que querem a guerra”, diz nota oficial da Presidência da República divulgada para a imprensa.

O Brasil apresentou o texto preliminar de uma resolução sobre o conflito ao Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas). O texto pede um imediato cessar fogo, a criação de corredor humanitário entre Gaza e o Egito e a libertação de civis, além de condenar as ações do Hamas. Em reunião da última sexta-feira (13) o Conselho de Segurança não chegou a um consenso sobre a resolução.

A guerra entre o Hamas e o Estado de Israel chega ao seu oitavo dia. Ao todo, cerca de 3,5 mil pessoas morreram em ambos os lados. Após os bombardeios em Gaza que já vitimaram centenas de crianças, Israel prepara uma nova ofensiva para a próxima semana.

O que é a Autoridade Palestina

A Autoridade Palestina é o órgão provisório de autogoverno do povo palestino, estabelecido em 1994 e cuja capital fica em Ramallah, na Cisjordânia. Com ampla hegemonia do Fatah, partido palestino secularista, inicialmente governava ambos os enclaves palestinos, a Cisjordânia e a Faixa de Gaza. Yasser Arafat, que presidiu a Autoridade Palestina entre 1994 e 2004, foi o líder mais icônico do Fatah.

No entanto, desde as eleições de 2006 a Faixa de Gaza é governada pelo Hamas, que agora lançou os ataques em território israelense. Durante todo esse tempo de governo do Hamas, a Faixa de Gaza está totalmente bloqueada por Israel.