GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Reino Unido cobra quase R$ 2 mil para retirar britânicos de Israel

Operação do país é feita por voos comerciais; no Brasil, quase 500 nacionais já foram resgatados gratuitamente

Brasileiros resgatados de Israel no primeiro voo da FAB pousam em Brasília (DF)
Brasileiros resgatados de Israel no primeiro voo da FAB pousam em Brasília (DF)Créditos: Joédson Alves/Agência Brasil
Escrito en GLOBAL el

Nesta quinta-feira (12), o Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido confirmou que os britânicos que desejarem sair de Israel deverão pagar o valor de 300 libras, o equivalente a cerca de R$ 1.850.

Muitos voos comerciais entre Tel Aviv, em Israel, e Londres, no Reino Unido foram suspensos após o início do conflito entre Israel e Hamas, deixando os britânicos presos no país sem saber como voltar. Com algum atraso em relação a outros países, incluindo o Brasil, o governo inglês iniciou a repatriação de seus nacionais nesta quinta, segundo o Telegraph.

O Ministério das Relações Exteriores britânico justificou a cobrança de passagens afirmando que ela cobrirá os custos operacionais dos voos e que esse é um procedimento padrão das autoridades britânicas.

A retirada dos ingleses será feita por meio de voos comerciais organizados pelo governo. Nacionais britânicos, incluindo aqueles com dupla nacionalidade, e dependentes que estiverem viajando com britânicos residentes no Reino Unido poderão ter um lugar nos voos.

“É essencial que quem está em Israel e deseja sair registre sua presença”, disse James Cleverly, ministro das Relações Exteriores do Reino Unido.

Segundo a BBC News, quem estiver elegível para ocupar um dos lugares nos voos será contactado diretamente pelo governo britânico, de modo que os britânicos não devem se dirigir até o aeroporto sem receberem o contato.

Brasil

O Brasil, até o momento, já realizou dois voos para resgatar seus nacionais de Israel, de maneira gratuita, por meio de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). O segundo desembarcou no Rio de Janeiro na madrugada desta quinta-feira (12), trazendo a bordo 214 brasileiros.

Na terça-feira (10), 211 brasileiros vieram a bordo do primeiro voo de resgate. A repatriação faz parte da Operação Voltando em Paz, deflagrada pelo governo federal. Um terceiro voo com 69 brasileiros pousou na manhã desta sexta-feira (13) em Recife (PE).

Até o próximo domingo (15), estão previstos, pelo menos, outros cinco voos para resgatar a população brasileira que está na região.

O Itamaraty informa que os brasileiros que desejam sair de Israel precisam preencher um formulário de inscrição, disponível na Embaixada do Brasil em Tel Aviv. Para acessar o documento, clique aqui.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar