Nesta quinta-feira (12), o Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido confirmou que os britânicos que desejarem sair de Israel deverão pagar o valor de 300 libras, o equivalente a cerca de R$ 1.850.
Muitos voos comerciais entre Tel Aviv, em Israel, e Londres, no Reino Unido foram suspensos após o início do conflito entre Israel e Hamas, deixando os britânicos presos no país sem saber como voltar. Com algum atraso em relação a outros países, incluindo o Brasil, o governo inglês iniciou a repatriação de seus nacionais nesta quinta, segundo o Telegraph.
Te podría interesar
O Ministério das Relações Exteriores britânico justificou a cobrança de passagens afirmando que ela cobrirá os custos operacionais dos voos e que esse é um procedimento padrão das autoridades britânicas.
A retirada dos ingleses será feita por meio de voos comerciais organizados pelo governo. Nacionais britânicos, incluindo aqueles com dupla nacionalidade, e dependentes que estiverem viajando com britânicos residentes no Reino Unido poderão ter um lugar nos voos.
Te podría interesar
“É essencial que quem está em Israel e deseja sair registre sua presença”, disse James Cleverly, ministro das Relações Exteriores do Reino Unido.
Segundo a BBC News, quem estiver elegível para ocupar um dos lugares nos voos será contactado diretamente pelo governo britânico, de modo que os britânicos não devem se dirigir até o aeroporto sem receberem o contato.
Brasil
O Brasil, até o momento, já realizou dois voos para resgatar seus nacionais de Israel, de maneira gratuita, por meio de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). O segundo desembarcou no Rio de Janeiro na madrugada desta quinta-feira (12), trazendo a bordo 214 brasileiros.
Na terça-feira (10), 211 brasileiros vieram a bordo do primeiro voo de resgate. A repatriação faz parte da Operação Voltando em Paz, deflagrada pelo governo federal. Um terceiro voo com 69 brasileiros pousou na manhã desta sexta-feira (13) em Recife (PE).
Até o próximo domingo (15), estão previstos, pelo menos, outros cinco voos para resgatar a população brasileira que está na região.
O Itamaraty informa que os brasileiros que desejam sair de Israel precisam preencher um formulário de inscrição, disponível na Embaixada do Brasil em Tel Aviv. Para acessar o documento, clique aqui.