Em discurso realizado nesta quarta-feira (21), na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU, o presidente dos EUA, Joe Biden, reagiu as ameaças feitas por Vladimir Putin que, em pronunciamento na TV estatal russa ameaçou usar armas nucleares contra os países do Ocidente.
"Vamos falar claramente. Um membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas invadiu sozinho, tentou apagar o Estado soberano (da Ucrânia) do mapa. A Rússia violou descaradamente os princípios fundamentais da carta das Nações Unidas", disse Biden.
Te podría interesar
Em seguida, o presidente dos EUA classificou como "imprudente" as ameaças feitas por Putin "O presidente Putin fez ameaças nucleares contra a Europa, um desrespeito imprudente pelas responsabilidades de um regime de não proliferação. Agora, a Rússia está convocando mais soldados para se juntarem à luta, e o Kremlin está organizando um referendo falso para tentar anexar partes da Ucrânia. Uma violação extremamente significativa da carta da ONU", criticou.
Posteriormente, Biden culpou a Rússia pela crise dos alimentos que assola o planeta. "Rússia... está bombardeando mentiras, tentando culpar a crise - a crise alimentar - nas sanções impostas por muitos no mundo pela agressão contra a Ucrânia. Portanto, deixe-me ser perfeitamente claro sobre algo: nossas sanções explicitamente permitem à Rússia a capacidade de exportar alimentos e fertilizantes. Não há limitações", destacou Biden na ONU.
Ainda sobre o uso de armas nucleares, Biden afirmou que o seu governo fará de tudo para impedir a proliferação e uso de tais armamentos.
"Não importa o que mais esteja acontecendo no mundo, os Estados Unidos estão prontos para buscar medidas críticas de controle de armas. Uma guerra nuclear não pode ser vencida e nunca deve ser travada. Os cinco membros permanentes do conselho de segurança reafirmaram esse compromisso em janeiro, mas hoje há tendências perturbadoras".
Putin eleva o tom e ameaça usar armas nucleares: "Isso não é um blefe"
Em seu discurso, Putin fez uma ameaça direta aos países do Ocidente e afirmou que dispõe de "vários meios de destruição". "Quero lembrá-los que nosso país também tem vários meios de destruição e, em alguns componentes, mais modernos do que os dos países da OTAN. E se a integridade territorial do nosso país estiver ameaça, certamente usaremos todos os meios à nossa disposição para proteger a Rússia e o nosso povo".
Sobre o uso de "outros meios de destruição", Putin fez questão de destacar de não se trata de um blefe. "Isso não é um blefe! Os cidadãos da Rússia podem ter certeza de que a integridade territorial de nossa pátria, nossa independência e liberdade serão asseguradas, enfatizarei isso novamente, com todos os meios à nossa disposição. E aqueles que tentam nos chantagear com armas nucleares devem saber que os ventos predominantes podem se transformar em sua direção", ameaçou o mandatário russo.