ATENTADO

Líderes da América Latina prestam solidariedade a Cristina Kirchner

A vice-presidenta foi alvo de uma tentativa de assassinato perpetrado por um brasileiro militante da extrema direita

Líderes da América Latina prestam solidariedade a Cristina Kirchner.Créditos: Reprodução/ redes sociais
Escrito en GLOBAL el

Presidentes e lideranças políticas da América Latina se pronunciaram sobre a tentativa de assassinato contra a vice-presidenta da Argentina, Cristina Kirchner. Ao chegar em sua residência, no bairro da Recoleta, em Buenos Aires, um homem identificado como o brasileiro Fernando Sabag Montiel, que estava infiltrado no meio de apoiadores que tem feito vigília em defesa da líder, apontou uma arma no rosto da ex-presidenta e disparou, no entanto, a arma falhou. 

Ministério da Segurança Pública confirmou que o indivíduo que tentou matar Cristina é um brasileiro, que segue preso na carceragem de uma unidade da Polícia Federal Argentina, no bairro de Villa Lugano. Seu caso já está nas mãos da juíza federal l María Eugenia Capuchetti, que o interrogará nesta sexta-feira (2).

Abaixo você confere o pronunciamento dos líderes latino-americanos

 

Pedro Castillo, presidente do Peru 
 

"Toda a minha solidariedade ao vice-presidente Cristina Kirchner e ao povo argentino. O governo peruano condena o atentado ocorrido hoje contra sua vida. Repudiamos qualquer ato de violência.
 

 

Gabriel Boric, presidente do Chile 

"A tentativa de assassinato da vice-presidente da Argentina, Cristina Fernández, merece o repúdio e a condenação de todo o continente. Minha solidariedade a ela, ao Governo e ao povo argentino. O caminho será sempre o debate de ideias e o diálogo, nunca as armas ou a violência."

 

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela 

"Enviamos nossa solidariedade à Vice-Presidente @CFKArgentina, diante do atentado contra sua vida. Repudiamos veementemente esta ação que busca desestabilizar a paz do irmão povo argentino. A Grande Pátria está com você companheiro! #FuerzaArgentina #FuerzaCristina."

 

Luis Alberto Arce, presidente da Bolívia

"Repudiamos enfaticamente o atentado contra a vida da irmã @CFKArgentina, vice-presidente da #Argentina . Do Estado Plurinacional de #Bolivia enviamos todo nosso apoio a ela, sua família, o governo e o povo argentino."

 

Miguel Diaz-Canel Bermúdez, presidente de Cuba

"Desde #Cuba , consternados com a tentativa de assassinato de @CFKArgentina, transmitimos toda a nossa solidariedade ao vice-presidente, ao governo e ao povo argentino."

 

Xiomara Castro de Zelaya, presidenta de Honduras 

"Nossa forte condenação da tentativa de assassinato perpetrada contra o vice-presidente @CFKArgentina. Nossa mensagem de apoio a Cristina e ao povo argentino."

 

Lula, ex-presidente do Brasil 

Toda a minha solidariedade à companheira @CFKArgentina, vítima de um fascista criminoso que não sabe respeitar divergências e a diversidade. A Cristina é uma mulher que merece o respeito de qualquer democrata no mundo. Graças a Deus ela escapou ilesa." 

 

Evo Morales, ex-presidente de Bolívia 

"Condenamos a tentativa covarde de assassinato contra nossa irmã @CFKArgentina. Toda nossa solidariedade ao vice-presidente. A Grande Pátria está com você irmã. O direito criminoso e servil ao imperialismo não passará. As pessoas livres e dignas de #Argentina derrotá-la."