Mykola Azarov, ex-primeiro-ministro ucraniano, afirmou nesta sexta-feira (4) que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) planeja desencadear a Terceira Guerra Mundial e usar armas nucleares contra a Rússia. As informações são do site soviético Sputnik.
De acordo com Azarov, o plano da Otan para a Ucrânia envolvia o bloqueio da capital Kaliningrado com a ajuda do exército polonês.
Te podría interesar
"Há informações de que este plano foi desenvolvido em conjunto com os curadores da OTAN, já que os Estados Unidos já haviam transferido cerca de 5 mil de seus soldados para a Polônia, além do exército polonês. Segundo o plano, eles deveriam bloquear o grupo de Kaliningrado, para que não pudesse avançar para o território atacado do sudeste da Ucrânia", disse Azarov no Facebook.
Ainda de acordo com o ex-primeiro-ministro, o plano da Otan para a Ucrânia também previa o bloqueio de forças de paz na Transnístria por forças do território da Romênia.
Rússia toma usina nuclear de Zaporizhzhya
A agência de inspeção das plantas nucleares da Ucrânia confirmou na madrugada desta sexta-feira (4) - horário de Brasília - que tropas russas tomaram o controle da Usina nuclear de Zaporizhzhya, a maior da Europa, após ataque que causou explosões na noite de quinta-feira (3).
Após o bombardeio, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky acusou a Rússia de "terror nuclear" e de querer repetir a tragédia de Chernobyl, maior acidente atômico da História, ocorrido em 1986.
"Alertamos o mundo inteiro para o fato de que nenhum outro país, exceto a Rússia, disparou contra usinas nucleares. Esta é a primeira vez em nossa história, a primeira vez na história da humanidade. Este estado terrorista está agora recorrendo ao terror nuclear", disse Zelensky em vídeo nas redes sociais.