Um navio militar de grande porte da marinha russa, utilizado para transporte de tropas, blindados e munições, foi destruído nesta quinta-feira (24) após ser atingido por um foguete disparado pelas forças leais ao presidente Volodymyr Zelensky na cidade portuária de Berdyansk, a 60 km de Mariupol, no Leste da Ucrânia.
Identificado como Orsk, a embarcação era lotada na Frota do Mar Negro e tinha capacidade para carregar até 1.500 toneladas de equipamentos e cargas, ou ainda 20 tanques, ou 40 veículos blindados de transporte de pessoal. A agência de notícias russa TASS havia confirmado que Orsk estacionara no cais de Berdyansk na última segunda-feira (21) para descarregar suprimentos militares para as tropas de Moscou que atuam naquela zona do conflito contra a Ucrânia.
Te podría interesar
No entanto, após as imagens do navio de guerra em chamas, a TASS e o Ministério da Defesa da Rússia, que sempre se apressam em desmentir as informações disseminadas pelos ucranianos consideradas falsas pelo Kremlin, se calaram e preferiram não comentar o assunto, o que seria, até para analistas pró-Rússia, uma espécie de confirmação sobre a destruição do Orsk.
Imagens captadas de um edifício alto, em Berdyansk, mostram os primeiros sinais de fumaça no navio e grandes explosões posteriores. Rebocadores e uma outra embarcação de guerra, que estão próximos ao local do ataque, saem apressadas de perto das chamas, evitando serem atingidas.
Te podría interesar
Veja o vídeo: