GUERRA NA UCRÂNIA

Otan reafirma que não enviará tropas à Ucrânia

Nesta quarta, os EUA acusaram formalmente a Rússia de cometer crimes de guerra na Ucrânia

Jens Stoltenberg, Secretário Geral da OTAN.Créditos: Divulgação/OTAN/Flickr
Escrito en GLOBAL el

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, reafirmou nesta quarta-feira (23) que a organização militar não pretende enviar tropas à Ucrânia diante da guerra com a Rússia, que completa 1 mês esta semana. 

Stoltenberg reforçou que a Otan não é parte no conflito, apesar de apoiar a Ucrânia. Segundo ele, o bloco não vai enviar tropas para evitar a expansão do conflito para os países-membro da aliança militar.

"Devemos entender que é importante apoiar a Ucrânia, mas também é importante evitar uma guerra entre a Federação Russa e a OTAN. Portanto, dissemos claramente que não enviaríamos tropas para a Ucrânia", afirmou. A Polônia tem defendido um envio de 10 mil militares da Otan à Ucrânia como forma de "missão de paz".

Nesta quarta, às vésperas do conflito bélico completar um mês, os Estados Unidos acusaram formalmente a Rússia de cometer crimes de guerra na Ucrânia. 

“As tropas da Rússia destruíram prédios de apartamentos, escolas, hospitais, infraestrutura crítica, veículos civis, shopping centers e ambulâncias, deixando milhares de civis inocentes mortos ou feridos”, disse o secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken.