O secretário de Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, foi vítima de uma pegadinha feita por russos que se passaram pelo primeiro-ministro da Ucrânia, Denis Shmygal.
Durante uma videochamada realizada em 17 de março, Wallace falou sobre "continuar o programa nuclear" ucraniano para se proteger da Rússia. Além disso, confirmou o interesse do Reino Unido na adesão da Ucrânia à OTAN.
Te podría interesar
Segundo ele, a filiação não deve ser fácil, já que depende da "aprovação de 30 países". No entanto, especialistas militares britânicos têm sido enviados à Ucrânia ao longo dos últimos cinco anos para "chegar à etapa correta".
Nesta segunda-feira (21), os russos publicaram no Youtube uma parte da conversa, que durou 22 minutos. Nela, um dos responsáveis pela pegadinha fala: "É uma questão difícil, mas pensamos em dar início [ao plano de continuar o programa nuclear]".
No desenrolar da conversa, segundo o Russian Today, o secretário sugere que Londres poderia estar pronta para ajudar a Ucrânia a desenvolver armas nucleares. Wallace diz que a Rússia "não ficaria neutra" e "odiaria muito" a criação de um programa nuclear pela Ucrânia.
Apesar disso, ele garante que conversará com o primeiro-ministro Boris Johnson sobre a questão. Assista um trecho.