NAZISMO E GENOCÍDIO

VÍDEO: Na TV, jornalista ucraniano prega morte de crianças russas e cita líder nazista

Fakhrudin Sharafmal citou Adolf Eichmann, um dos principais ideólogos do Holocausto, e disse que mataria famílias russas inteiras: "Não hesitarei"; depois, foi ao ar novamente e pediu desculpas

Na TV, jornalista ucraniano cita nazista e prega morte de crianças russas.Créditos: Reprodução
Escrito en GLOBAL el

Fakhrudin Sharafmal, jornalista da emissora de TV ucraniana Canal 24 (25 Kanal), usou o espaço em rede nacional, na última semana, para pregar o genocídio de russos, incluindo crianças. Em sua declaração, Sharafmal citou Adolf Eichmann, um dos mais conhecidos líderes nazistas do regime de Adolf Hitler e tido como um dos principais ideólogos do Holocausto - genocídio de cerca 6 milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. 

"Eu sei que, como jornalista, devo ser imparcial e equilibrado e devo apresentar as informações a vocês com a cabeça fria, mas tem sido muito difícil permanecer no caminho, especialmente nestes tempos", disse Sharafmal ao abrir seu discurso.

Depois, disparou: "Já que estamos sendo tachados de ‘nazistas’ e ‘facistas’ pela Rússia, eu poderia citar Adolf Eichmann, que disse que, para destruir uma nação você tem que começar matando seus filhos. Se você matar os pais, seus filhos vão crescer e eventualmente virá para vingá-los, mas se você matar as crianças primeiro elas nunca vão crescer e a nação vai perecer". 

E não parou por aí. Sharafmal prosseguiu dizendo que a lei de guerra veda aos militares o assassinato de crianças, mas que, como ele é jornalista, não "hesitaria em fazê-lo". "Devemos vencer e se para isso eu tiver que massacrar famílias russas, estarei ansioso para fazer isso. Glória à nação ucraniana", completou. 

Assista, com legendas em inglês (leia a tradução em português ao final da matéria)

A fala criminosa foi proferida no sábado (12) e repercutida pelo Ministério de Relações Exteriores da Rússia nesta quarta-feira (16). "TV ucraniana, horário nobre. O apresentador cita Adolf Eichmann (nazista SS, um dos principais organizadores do Holocausto!) e pede que todos os russos sejam mortos, incluindo crianças... Não existe nazismo na Ucrânia, eles disseram...", escreveu o órgão do governo da Rússia nas redes sociais, junto ao vídeo do jornalista. 

De acordo com o portal indiano OP India, Sharafmal fez a declaração por estar irritado com a morte de seu amigo Pavel Sbitov, comandante do 503º Batalhão de Fuzileiros Navais da Ucrânia  foi morto recentemente por militares russos. 

Após a péssima repercussão de suas falas, o jornalista foi ao ar novamente, no domingo (13), para pedir desculpas. “A dor da perda e a tristeza por um amigo falaram em mim. Mais uma vez, peço desculpas. Não permitiremos o genocídio que está acontecendo em nosso país”, declarou. 

Assista à "retratação" no canal oficial do YouTube da emissora ucraniana

Declaração de Fakhrudin Sharafmal - tradução em português 

“Eu sei que, como jornalista, devo ser imparcial e equilibrado, e devo apresentar as informações a vocês com a cabeça fria. Mas tem sido muito difícil, especialmente nestes tempos. Já que estamos sendo tachados de ‘nazistas’ e ‘facistas’ pela Rússia, eu poderia citar Adolf Eichmann, que disse que, para destruir uma nação você tem que começar matando seus filhos. Se você matar os pais, seus filhos vão crescer e eventualmente virão para vingá-los, mas se você matar as crianças primeiro elas nunca vão crescer e a nação vai perecer.

Os militares da Ucrânia não podem exterminar as crianças da Rússia porque é proibido pelas leis da guerra. No entanto, não sou membro do exército. Quando tiver a chance de tirar vidas russas, não hesitarei em fazê-lo. Se você nos chamam de ‘nazistas’, seguiremos Adolf Eichmann, e farei tudo o que puder para que nem vocês nem seus filhos possam viver nesta terra, para que vocês sintam como é para civis inocentes morrer, sinta sua dor e seu sofrimento. Vocês dizem que não começaram a guerra, não queriam, que é tudo culpa de Putin. Nós não começamos a guerra também. Mas agora vocês têm que entender que não se trata mais de paz, é sobre a vitória do povo ucraniano. Devemos vencer e, se para isso, eu tiver que massacrar famílias russas, estarei ansioso para fazer isso.

Glória à nação ucraniana. Esperemos que a nação russa e o povo russo pereçam para nunca mais se levantarem. Vocês são um lixo que deve ser varrido da face do planeta. E se algum ucraniano tiver a chance de esmagar seus ossos, cortar suas gargantas, matar e sufocar moskals, espero sinceramente que aproveite essa chance para dar sua contribuição à causa e e matar pelo menos um".