O jornalista Matthew Luxmoore, correspondente do jornal estadunidense The Wall Street Journal em Moscou, divulgou nesta quarta-feira (2), em suas redes sociais, um vídeo que parece ser uma propaganda de guerra pró-Ucrânia. Nas imagens, segundo ele, aparece um militar russo que teria sido capturado pelas forças da Ucrânia sendo alimentado por civis do país governado por Volodymyr Zelensky.
Luxmoore, em sua postagem, informa que o vídeo circula "em canais ucranianos".
Te podría interesar
"Vídeo compartilhado em canais ucranianos de um soldado russo capturado aparentemente sendo alimentado por moradores locais. O post diz que ele começou a chorar quando foi autorizado a fazer uma videochamada para sua mãe", escreveu o jornalista.
"Muitas dessas tropas são apenas adolescentes, sem absolutamente nenhuma ideia do que essa guerra realmente serve", disse ainda o correspondente do periódico dos Estados Unidos.
Não é possível estabelecer quando o vídeo, de fato, foi gravado e nem se o soldado que aparece no vídeo é um russo que foi capturado ou se entregou. O fato é que a imprensa ocidental tem encampado uma narrativa que dá conta de supostos reveses impostos pelos ucranianos às forças russas na tentativa de enaltecer a Ucrânia.
Confira a postagem e assista ao vídeo